EBC publica diretrizes para cobertura jornalística das Eleições 2014

Publicado em 14/08/2014 - 18:59

A Diretoria de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) publicou o Manual de Diretrizes de Cobertura Jornalística para as Eleições 2014. O documento reúne as principais orientações voltadas para todos os veículos da EBC e pode ser acessado aqui. O texto segue os princípios estabelecidos pelo Manual de Jornalismo considerando, também, as especificidades destas eleições.


As Diretrizes enfatizam e reafirmam os valores e princípios da casa como: a objetividade, a isenção, o equilíbrio, a verdade dos fatos, sem partidarismos ou conteúdo promocional; o compromisso com a cidadania, os direitos humanos e a democracia; a expressão da diversidade social, cultural, regional, étnica; a pluralidade de ideias e de fontes de informação; e a observância de preceitos éticos.


O manual reúne contribuições feitas pelo Conselho Curador e pela sociedade, depois de Audiência Pública realizada na cidade de São Paulo, em maio deste ano. O primeiro turno das eleições acontecerá no dia 5 de outubro, para todos os cargos elegíveis. A data para os casos em que houver segundo turno nas votações para governador e presidente será dia 26 de outubro. 

 

Texto: Guilherme Strozi (secretário executivo do Conselho Curador).

Compartilhar: