one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exposição busca retratar a poética das ruas cariocas

Imagem:

Compartilhar:

Exposição busca retratar a poética das ruas cariocas

Criado em 13/08/12 10h18 e atualizado em 04/09/12 12h06
Por Paulo Virgílio Fonte:Agência Brasil

Exposição "Até que a rua nos separe"
Mostra reúne nove instalações em vídeo, além de outras obras que envolvem fotografia, desenhos e música (foto: divulgação)

Rio de Janeiro - Considerado o maior cronista da cidade do Rio entre o fim do século 19 e as duas primeiras décadas do século 20, João do Rio (1881-1921) é a inspiração dos trabalhos da exposição que dois premiados artistas contemporâneos, Mauricio Dias e Walter Riedweg, inauguram quinta-feira (16) no Centro de Artes Hélio Oiticica, na capital. A mostra Até que a Rua nos Separe reúne nove instalações em vídeo, além de outras obras que envolvem fotografia, desenhos e música, tendo como ponto comum a busca de um retrato fiel de várias realidades cariocas.

Em A Alma Encantadora das Ruas, seu livro clássico, João do Rio quis captar os significados e as sensações que a cidade proporciona. A mesma inspiração, mas sob o olhar de uma videopoética contemporânea, está presente nos trabalhos dos dois artistas plásticos, todos feitos no Rio e tendo a cidade como tema.

“Procuramos mostrar um pouco do que a rua, como espaço público, reserva para a subjetividade de cada um, as relações entre os milhares de anônimos que por ela circulam e a relação deles com o espaço urbano”, explicou o carioca Mauricio Dias. Já Riedweg, suíço radicado no Rio, destacou o diferencial da cidade em relação a outras metrópoles. “No Rio, as relações humanas que constroem a sociedade não estão segregadas: os guetos estão espalhados por todo o tecido urbano”.

A relação da dupla com as ruas do Rio está expressa  nas duas obras que abrem a mostra, no andar térreo do Centro Hélio Oiticica. A instalação Caminhão de Mudança, projeto em andamento desde 2009, consiste em uma série de vídeos realizados em espaços públicos que são projetados em um caminhão. A outra é Devotionalia, remontagem do primeiro trabalho de Dias & Redwig sobre o Rio, feito em 1995 com a participação de cerca de 600 crianças que viviam nas ruas.

Os dois artistas trabalham em dupla desde 1993 e já participaram de várias exposições internacionais de arte contemporânea, entre elas a Bienal de Veneza, em 1999, e Documenta de Kassel, na Alemanha, em 2007, além de duas bienais de São Paulo, em 1998 e 2001. No Rio, a última grande exposição de Dias & Redwig ocorreu em 2002, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Até que a Rua nos Separe fica em cartaz até 30 de setembro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. A entrada é franca e o Centro de Artes Hélio Oiticica, da prefeitura do Rio, fica na Rua Luís de Camões, 68, próximo à Praça Tiradentes, no centro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário