one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Funarte lança vídeo que resgata a história do Projeto Pixinguinha

Imagem:

Compartilhar:

Funarte lança vídeo que resgata a história do Projeto Pixinguinha

Criado em 19/08/12 14h37 e atualizado em 19/08/12 17h29
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Funarte lança vídeo que resgata a história do Projeto Pixinguinha
João Bosco e Clementina de Jesus no Projeto Pixinguinha de 1977 (Divulgação/Funarte)

Brasília - A história da criação e dos primeiros anos do Projeto Pixinguinha está contada em um videodocumento que a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança terça-feira (21), às 18h30, na Sala Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio. Com 56 minutos de duração, o vídeo ficará disponível, a partir de seu lançamento, no Portal das Artes , para ser assistido em streaming, sem a possibilidade de download.

Ouça ainda:

Funarte lança vídeo sobre Projeto Pixinguinha

São imagens, áudios e documentos digitalizados que permitirão aos internautas conhecer ou reviver momentos marcantes do projeto criado em 1977 para levar espetáculos de qualidade da música brasileira, a preços acessíveis, às camadas populares. O videodocumento é uma realização do Brasil Memória das Artes, projeto de preservação e difusão do acervo da Funarte que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Nós reunimos essas imagens e áudios e incluímos quatro depoimentos exclusivos de pessoas fundamentais para a história do projeto, uma delas o Herminio Bello de Carvalho, poeta, produtor e um dos idealizadores do Projeto Pixinguinha, no final dos anos 70. Os outros três entrevistados são Alceu Valença, João Bosco e Dóris Monteiro, artistas de primeira linha que participaram do projeto em mais de uma edição”, disse Pedro Paulo Malta, coordenador do Portal das Artes da Funarte.

O documentário também contém trechos do programa Pixinguinha 10 Anos, que a Funarte produziu em 1987 em parceria com a então TVE, hoje TV Brasil, e que conta a história dos primeiros anos do projeto. “O João do Vale aparece em um momento ótimo, cantando Coroné Antonio Bento, disse Malta. Foram selecionadas ainda imagens que mostram o primeiro show do projeto, em 1977, com a cantora Nana Caymmi anunciando para o público o início do Projeto Pixinguinha, e trechos de shows marcantes, como o de Marlene, uma das grandes cantoras do rádio.

O videodocumento do Projeto Pixinguinha é mais uma das realizações do Brasil Memória das Artes, que também está executando a digitalização das partituras das peças de Walter Pinto (1913-1994), produtor e autor teatral que durante décadas foi o grande nome do teatro de revista, gênero bastante popular nas artes cênicas brasileiras. Está sendo digitalizado ainda o acervo do ator e empresário João Angelo Labanca (1913-1988), grande nome do teatro brasileiro do século 20.

De acordo com Pedro Paulo Malta, a tarefa mais árdua é a que envolve a preservação do acervo de Walter Pinto. “É um trabalho praticamente de arqueologia, pegar todo esse material de partituras, identificar a que peça pertence cada uma, é um verdadeiro quebra-cabeça”, declarou. “Para isto, contamos com uma equipe especializada, muito dedicada, que está juntando as peças desse quebra-cabeça e digitalizando esse material maravilhoso”, ressaltou.

O trabalho, depois de pronto, ficará à disposição não só de companhias teatrais interessadas em recriar ou remontar espetáculos do gênero, mas também de pesquisadores e historiadores da música brasileira. “O teatro de revista teve uma importância fundamental para a difusão da nossa música popular nas primeiras décadas do século 20, quando ainda não existiam os meios de comunicação de massa para fazer esse papel”, destaca o coordenador do Portal das Artes da Funarte. “Pixinguinha, Lamartine Babo e Mario Lago, por exemplo, foram alguns dos compositores que criaram músicas especialmente para o teatro de revista”, lembrou Pedro Paulo Malta.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário