one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Morre no Rio o flautista Altamiro Carrilho

Imagem:

Compartilhar:

Morre no Rio o flautista Altamiro Carrilho

Criado em 15/08/12 12h19 e atualizado em 15/08/12 18h00
Por Paulo Virgilio Fonte:Agência Brasil

Altamiro Carrilho
Músico morreu na manhã desta quarta-feira (15), aos 87 anos (Clube do Choro de Brasília/Divulgação)

Rio de Janeiro - Morreu na manhã de hoje (15) o flautista Altamiro Carrilho, um dos mais importantes músicos brasileiros. Ele tinha 87 anos e esteve internado quase um mês no Hospital São Lucas, no Rio, para tratamento de um câncer no pulmão. Teve alta, mas segunda-feira (13) voltou a passar mal e foi levado para a Clínica Enio Serra, onde veio a falecer.

Nascido em 21 de dezembro de 1924 na cidade fluminense de Santo Antonio de Pádua, Altamiro Carrilho foi um dos maiores divulgadores do choro brasileiro, no país e no exterior. Ele fez shows em 48 países. Em seu “Dicionário MPB”, o historiador Ricardo Cravo Albin define Carrilho com “uma lenda do choro”.

Virtuose na flauta transversal, o músico gravou, ao longo da carreira iniciada na década de 40, mais de cem discos e foi autor de cerca de 200 composições do gênero que o consagrou, entre elas “Bem Brasil”, “Cheio de Moral”, “Flauta Chorona” e “Canarinho Teimoso”.

O corpo de Altamiro Carrilho será velado na Câmara de Vereadores do Rio.

Homenagem

Em homenagem ao flautista Altamiro Carrilho, que faleceu na manhã desta quarta-feira (15/8), a Rádio Nacional FM de Brasília irá reprisar uma das últimas entrevistas do músico. O programa Choro Livre, que vai ao ar às 21h, reapresenta a entrevista que Altamiro concedeu à Nacional FM em 13 de maio deste ano.

Altamiro Carrilho faleceu vítima de complicações pulmonares aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Considerado um dos mestres do cancioneiro nacional, gravou mais de cem discos e se apresentou em mais de 40 países. Carrilho é tido como um dos responsáveis pela difusão da bossa-nova no exterior.

A Nacional FM de Brasília pode ser ouvida na freqüência dos 96,1 kHz ou através do site da rádio.

 

Confira músicas de Altamiro Carrilho no programa Época de Ouro, no auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário