one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jorge Mautner toca violino no programa Oncotô

Imagem:

Compartilhar:

Oncotô investiga o Rio Grande do Sul e mostra as misturas da nação brasileira

Criado em 30/09/12 12h39 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por TV Brasil

Jorge Mautner - oncotô
Jorge Mautner toca violino no programa Oncotô (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Oncotô estreia sua nova temporada e na fronteira entre Brasil e Uruguai, apresentamos Jorge Mautner, sua obra e seu pensamento sobre o Brasil, Amálgama. Através de intervenções poéticas e da fala de eruditos e populares, o programa investiga onde no Rio Grande do Sul podemos encontrar exemplos destas misturas que compõem a nação brasileira.

Nas ruas de Pelotas e Porto Alegre, encontramos brasileiros que nos contam de suas origens e histórias sobre a formação do Brasil e do Sul. Em Piratini, pequena cidade do Rio Grande do Sul que foi capital da República Riograndense na Revolução Farroupilha, S. Valdemar, um quilombola descendente de índios e escravos nos conta sua história de vida e de sua família como exemplo vivo da formação típica de um brasileiro.


oncotô
(Foto: Reprodução/TV Brasil)

Vamos a Montevidéu encontrar a mãe de santo Suzana que nos fala da formação do povo do Uruguai através dos espanhóis, dos escravos e do holocausto indígena, diferentemente do que aconteceu no Brasil. Em Porto Alegre, o escritor Eduardo Bueno fala da dificuldade de se construir uma História da região sul e da necessidade que o gaúcho tem de contá-la.

Jorge Mautner costurando tudo como um guia. Pensar no Brasil e tentar compreendê-lo é compreender sua própria vida. A emoção como agente principal e determinador de tudo transpassa o programa que está imperdível.

Assista ao programa completo:
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário