one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rua do centro histórico de São Luis

Imagem:

Compartilhar:

São Luis festeja 400 anos de arte

Criado em 05/09/12 18h27 e atualizado em 08/09/12 19h35
Por Marcos Urupá Fonte:EBC

São Luis festeja seus 400 de arte
Rua do Centro Histórico de São Luis

Em 2012, a cidade de São Luis, capital do Maranhão, comemora 400 anos de fundação. Conhecida como Ilha do Amor, São Luis tem história marcada pelos fundadores europeus, especialmente os franceses, que junto com as etnias locais fizeram surgir crenças e festas, tornando a capital maranhense em uma cidade repleta de misturas, cores e sons.

A data oficial da  fundação da cidade é 8 de setembro de 1612. Apesar de os documentos oficiais atribuírem a sua descoberta aos franceses, alguns historiadores dizem que foram os portugueses que descobriram a cidade. Conheça um pouco mais da história e da polêmica que envolve a origem da capital maranhense neste vídeo do Repórter Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Polêmicas à parte, o fato é que a história de São Luis está ligada diretamente com o Tratado de Tordesilhas. A divisão da recém descoberta América entre Portugal e Espanha não agradou a França. Isso que fez com que os franceses, ao longo de mais de um século, tentassem estabelecer colônias no Brasil. Primeiro a da França Antártica, no Rio de Janeiro, depois, a da França Equatorial em São Luís do Maranhão. Nos dois vídeos abaixo, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, esmiuçou essa história, mostrando as influências dos franceses no Brasil, especialmente, a influência existente na capital maranhense.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Ao longo desses 400 anos, a vida cultural da capital maranhense ganhou intensidade, e revelou para o Brasil e para o mundo vários artistas nas mais diferentes linguagens. Na música, o destaque é a sambista Alcione. No vídeo abaixo, a cantora faz uma apresentação no programa Aglomerado, da TV Brasil, onde bateu um papo com MV Bill e Nega Gizza e brindou os telespectadores com seus grandes sucessos: "A Loba", "Não deixe o samba morrer" e, claro, "Meu ébano". O programa também desembarcou no Maranhão para mostrar uma galera muito animada que tem no reggae a filosofia de vida: o Reggae Trapiche.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário