one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fábio Miranda interpreta Sempre-Viva no Festival Nacional FM

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os vencedores do Festival Nacional FM Brasília

Criado em 20/10/12 14h57 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

Fábio Miranda toca Sempre-viva
Fábio Miranda interpreta Sempre-Viva no Festival Nacional FM (Allan Walbert)

Uma moda de viola que conta a história de cidades próximas a Brasília e uma música instrumental onde o baixo é o instrumento marcante foram as grandes premiadas no Festival Nacional FM 2012 de Brasília nesta sexta-feira (19). As músicas Sempre Viva e Nessa Estação, vencedoras das categorias Melhor Música Vocal e Melhor Música Instrumental respectivamente, serão indicadas para o Festival de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub). O evento vai reunir 13 emissoras de dez estados e do Distrito Federal, que disputarão o troféu nacional.

No mesmo clima animado dos tradicionais festivais de rádio, a cerimônia de premiação das melhores canções da edição foi no Teatro Garagem do Sesc, em Brasília, onde todas as 320 cadeiras estiveram ocupadas para a divulgação do resultado final, que foi transmitido pela Rádio Nacional FM Brasília e pelo Portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As duas músicas representarão Brasília no Festival

Saiba mais

Ouça as músicas vencedoras

Após uma seleção entre 255 músicas, os 12 finalistas escolhidos por uma comissão técnica tiveram no evento a chance de se apresentar ao vivo e defender as suas obras para os jurados e plateia presente. Nesta edição do evento, o grande homenageado foi Luiz Gonzaga, que, se estivesse vivo, completaria seu centenário neste ano. Para marcar as lembranças ao Rei do Baião, aconteceram shows como o do maestro Marcos Farias, afilhado de Luiz Gonzaga, e Antonio Barros, que teve algumas de suas composições gravadas pelo Rei do Baião.

Paulo Ohana, que interpretou a música A Estrela e o Homem, de sua autoria e de Pedro Vasconcelos, levou o prêmio de Melhor Intérprete da noite. Ele errou o começo da letra da música e teve que interromper sua apresentação - o que é permitido pelo júri do Festival uma vez apenas - mas logo acertou o passo e retomou a cena. Em pouco tempo, o músico arrancou palmas e gritos da plateia com a canção que mistura compassos lentos e acelerados, e que exige afinação difícil de ser atingida. Assim que desceu do palco, Paulo falou ao Portal EBC sobre como foi a apresentação.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Quem também cativou o público, mas desta vez os internautas, foi o músico e compositor Ricardo Ferreti, com a instrumental Urban Maze (Labirinto Urbano).  Ele recebeu o Prêmio do Júri Popular, escolhido através de votação aberta no site da Radioagência Nacional. Foram 2.372 votos, o que representou 39% do total. A obra apresenta as nuances e movimentos de uma cidade. São quatro guitarras, um baixo, um sintetizador e uma bateria. Como tudo isso funciona junto? Quem explica é o próprio Ricardo no vídeo abaixo. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para a gerente regional das rádios EBC em Brasília, Taís Ladeira, o Festival Nacional FM configura-se como um importante incentivo à cena cultural do Distrito Federal. Ela também comenta sobre a evolução do evento, que chega à sua quarta edição. Assista ao vídeo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Conheça os vencedores

Melhor Música Vocal: Sempre-Viva (Fabio Miranda, dele mesmo e de Adalberto Rabelo)
Melhor Música Instrumental: Nessa Estação (Hamilton Ribeiro, dele)
Melhor Intérprete: A Estrela e o Homem (Paulo Ohana, dele e Pedro Vasconcelos)
Melhor Torcida: Peroba (Milton Dantas, dele)
Mais Votada na Internet: Urban Maze (Ricardo Ferreti, dele)

Confira a galeria com imagens marcantes do evento

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário