one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dias Gomes

Imagem:

Compartilhar:

Hoje completam-se 90 anos do nascimento de Dias Gomes

Criado em 19/10/12 08h18 e atualizado em 19/10/12 11h38
Por EBC

O teatrólogo, novelista e contista Alfredo de Freitas Dias Gomes nasceu em Salvador, na Bahia. Escreveu a primeira peça aos 15 anos, intitulada “A comédia dos moralistas”. Com ela ganhou o primeiro lugar do Concurso do Serviço Nacional de Teatro, em 1939. Destacou-se como dramaturgo e também como autor de telenovelas, desses cujas tramas batia recordes de audiência.  Em 1959, escreveu um de seus maiores sucessos, “O pagador de Promessas”. Adaptado ao cinema, foi o primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar.

Veja a matéria do "De Lá Pra Cá", que homenageou os 90 anos do nascimento de Dias Gomes:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Dias Gomes obteve tanto sucesso que pôde se dar ao luxo de só fazer o que gostava: escrever. Era um observador refinado do cotidiano das pessoas e do país. E foi justamente desse cotidiano que ele soube tirar os melhores personagens da obra que escreveu. As pessoas podem até não se lembrar do nome das novelas de Dias Gomes, mas ninguém se esquece dos muitos personagens marcantes que ele criou, como Odorico Paraguassu, de o Bem Amado, Dona Redonda, de Saramandaia, Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro.

Ouça também a matéria da Radioagência Nacional sobre esse importante dramaturgo brasileiro:

Além de escritor, Dias Gomes também foi um militante político importante num dos piores momentos da história do Brasil, a ditadura militar instaurada a partir do golpe de 1964. Inteligente, Dias Gomes fazia críticas contundentes ao regime dos Generais. E sempre arrumava um jeito de driblar a censura. Sempre com humor, ironia e através das alegorias com as quais criticava os poderosos.

Dias Gomes morreu num trágico acidente automobilístico no dia 18 de maio de 1999, ao sair de um restaurante no centro de São Paulo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário