one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O escritor e cartunista Ziraldo é o homenageado da 28ª Feira do Livro de Brasília, que teve o tema "Leitura, Capital da Esperança".

Imagem:

Compartilhar:

Ziraldo completa 80 anos

Criado em 23/10/12 16h31 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Ziraldo
Ziraldo criou uma série de personagens queridos pelo público e foi um dos fundadores do jornal O Pasquim (Renato Araújo/ABr)

Se, quando menino, desenhava nas paredes de casa e nas calçadas, mais tarde seus traços começariam a ocupar espaços de muito mais destaque, das páginas do jornal O Pasquim às histórias do Menino Maluquinho. Hoje, prestes a completar 80 anos no dia 24 de outubro, Ziraldo - numa junção dos nomes de seus pais, Zizinha e Geraldo - é reconhecido internacionalmente por seu trabalho como cartunista, escritor, pintor, quadrinista, jornalista, dramaturgo e caricaturista. 

“Ziraldo é uma máquina. Está sempre inventando alguma coisa e exerce uma agitação cultural muito importante no cenário brasileiro”, diz o escritor Affonso Romano de Sant’Anna. Já o cartunista Miguel Paiva diz que Ziraldo foi seu “pai artístico”. “Ziraldo teve uma importância muito grande na minha vida, porque comecei a trabalhar com ele. A principal característica de Ziraldo é o extremo entusiasmo que ele tem pela vida. A impressão é que a cada dia ele está descobrindo uma coisa nova, e o resultado é que ele tem hoje a mesma força criativa de antes. Quero ser o Ziraldo quando eu crescer”, diz Paiva.

Veja abaixo um depoimento de Ziraldo ao projeto Resistir é Preciso, do Instituto Vladimir Herzog. No registro, o artista fala sobre sua atuação no Pasquim, periódico do qual foi um dos fundadores.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Mineiro de Caratinga, Ziraldo teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, no jornal A Folha de Minas, onde viria a trabalhar alguns anos depois. O pai da Turma do Pererê e de personagens como The Supermãe e Jeremias, o Bom colaborou com as revistas A Cigarra, O Cruzeiro, GQ e Playboy e com o Jornal do Brasil, entre outros; viu suas criações se tornarem selos postais comemorativos; já teve livros publicados em diversos idiomas e foi homenageado por escolas de samba. Mas não parou por aí.

Seus personagens também ganharam o cinema, com os longas Menino Maluquinho - O Filme (1994), Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998), e  mais recentemente, Uma Professora Muito Maluquinha (2011). Os fãs também podem conferir a obra do artista na telinha, com as séries A Turma do Pererê, Um Menino Muito Maluquinho e ABZ do Ziraldo (sendo este apresentado pelo desenhista), todos em exibição pela TV Brasil.

No último dia 18, o programa Caminhos da Reportagem, da mesma emissora, exibiu uma entrevista gravada com Ziraldo em comemoração a seu aniversário, que você confere abaixo. Está disponível na rede ainda um vídeo com os bastidores do episódio.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário