one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paulinho da Viola

Imagem:

Compartilhar:

Paulinho da Viola comemora 70 anos

Criado em 12/11/12 16h32 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Luanda Lima Fonte:EBC

Paulinho da Viola
Paulinho da Viola compôs sucessos como Sinal Fechado e Pecado Capital (Divulgação)

Chega hoje (12) aos 70 anos o cantor, instrumentista e compositor Paulinho da Viola. Autor de sucessos como Sinal Fechado, Coração Leviano, Foi um Rio que Passou em Minha Vida e Pecado Capital, o artista comemora a data com muita música. No próximo domingo (17), se apresenta gratuitamente no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. Já no dia 28, ganha pela primeira vez o palco do Carnegie Hall, em Nova Iorque.

A trajetória musical de Paulinho começou em casa com o pai, o violonista Benedicto Cesar Ramos de Faria, que lhe conduziu pelas notas de sambistas como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Mesmo com a presença tão marcante da música em sua vida, levou tempo até que Paulinho se convencesse a se dedicar integralmente à carreira, o que só aconteceu quando o sambista deixou o emprego de bancário em meados da década de 1960. Nem ele nem o público lamentariam a decisão.

Foi na mesma época que o artista começou sua história de amor com a Portela, escola de samba da qual se tornou um dos principais divulgadores. Sua forte ligação com a escola aparece na participação de Paulinho no documentário O Mistério do Samba, de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, assim como no longa-metragem Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje, de Izabel Jaguaribe, que registra o dia-a-dia do artista, suas reflexões, as parcerias com outros músicos e depoimentos de seus amigos.

Seja pela voz suave ou pela beleza de suas composições, o repertório de Paulinho da Viola ganhou lugar cativo nas rodas de samba país afora e na memória dos fãs. Em julho de 2011, o artista esteve no quadro Cantos do Brasil, do programa Almanaque Brasil. Na atração, ele conta um pouco sobre sua história e interpreta Peregrino (de Noca da Portela), Timoneiro (parceria com Hermínio Bello de Carvalho) e Dança da Solidão. Mostrando que se mantém atual, diz: “o saudosismo tenta parar o tempo. Mas o tempo não para”. Assista abaixo ao vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário