one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comemora a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure

Imagem:

Compartilhar:

Agnelo Queiroz e Marta Suplicy assinam adesão do DF ao Sistema Nacional de Cultura

Criado em 22/01/13 19h42 e atualizado em 22/01/13 20h22
Por Gabriel Palma Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Sistema Nacional de Cultura
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comemora a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure (Wilson Dias/ABr)

Brasília – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, assinaram, hoje (22), no Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, o convênio de adesão do DF ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O sistema possibilita que o governo federal distribua recursos diretamente para a Secretaria de Cultura do governo do Distrito Federal com menos burocracia e de forma mais controlada e transparente.

Quando assumiu o cargo há dois anos, o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, convocou a Conferência de Cultura distrital que, além de traçar diretrizes para o governo, teve a participação de setores culturais de todas as regiões do DF. Para Marta Suplicy, essa decisão foi inédita. “Tinha uma carência aqui. E a conferência põe ordem porque explicita o que as pessoas querem ver na sua cidade e o que elas acham importante”, disse a ministra.

No evento festivo do convênio, com apresentação de escolas de samba e de artistas do DF, como o rapper GOG, Agnelo comemorou a adesão ao SNC. “Vamos receber mais recursos para a cultura do DF diretamente do Ministério da Cultura. A nossa capital, por ser muito jovem, para ter sua identidade, tem que ser muito forte culturalmente”, disse Agnelo.

O secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, também ressaltou a importância do convênio. “É um convênio histórico de institucionalização das políticas de cultura e um passo para converter as políticas públicas de cultura em políticas de Estado e não apenas da sensibilidade momentânea do governante”, disse.

Segundo o Ministério da Cultura, dos 26 estados brasileiros, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco ainda não aderiram ao SNC e, dos municípios, mais de 1.400 assinaram. “Para o estado ou município aderir, tem que ter um plano para trabalhar no pacto federativo do governo federal. [Precisa de] um conselho, fundo e plano de cultura, entre outros requisitos”, disse o diretor de Estudos de Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula.

No evento, Agnelo sancionou a Lei de Incentivo à Cultura do DF, que isenta empresas financiadoras de projetos culturais de pagar parte do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e parte do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário