one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lenine

Imagem:

Compartilhar:

Lenine abre Bienal da UNE e diz que a arte depende cada vez mais do subsídio do Estado

Criado em 23/01/13 12h01 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Mariana Tokarnia (enviada especial) Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Lenine
Lenine: "Minha música fala mais que qualquer entrevista que eu possa dar”. (foto: Deltafrut / Creative Commons)

Olinda (PE) – Minutos antes de subir ao palco, na abertura da 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), o músico Lenine disse que a cada dia a cultura depende mais de subsídio do Estado e que isso não é bom. "Quando a gente fala em financiar cultura, vai ter que falar em eleger quem tem prioridade. Vai ser sempre dependente de quem organizar isso”, acrescentou.

Em entrevista à Agência Brasil, além de abordar a cultura no país, Lenine falou sobre política - disse não acreditar em partidos políticos - e lembrou o grande homenageado do evento, Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos em 2012. Ele destacou que presta homenagem ao sanfoneiro a toda hora. "Eu faço o tempo todo”.

O cantor e compositor disse ainda que a única maneira que tem de mudar o mundo é tentar melhorar as coisas à sua volta. "Minha música fala mais que qualquer entrevista que eu possa dar”. Para ele, o governo trouxe melhorias em vários campos, especialmente na economia. Ele citou a época em que a moeda desvalorizava em uma única noite. Agora, diz que vê perplexo um Brasil que em vez de pedir dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI), realiza empréstimos à instituição.

LEIA TAMBÉM:
- UNE quer que o forró seja considerado patrimônio imaterial da humanidade
- História da Bienal da UNE aponta poder de mobilização de estudantes e artistas

Lenine manifestou satisfação em se apresentar na Bienal da UNE. Disse que, de alguma maneira, continua jovem e lembrou a época de estudante. “Ao longo da minha vida tive uma parceira, que chamo de "senhora estranheza", que me levava a querer fazer um pouco diferente, ir um pouco mais além. E está cheio de seres estranhos aqui. De alguma maneira, me identifico com isso”.

Assista reportagem da TV Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE é considerada o maior evento estudantil da América Latina e deve reunir em Olinda cerca de 10 mil jovens de todos os estados até sábado (26). O evento inclui debates sobre política estudantil e cultura em mostras de teatro, música, cinema, seminários e apresentações de trabalhos acadêmicos. O tema desta edição é A Volta da Asa Branca, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário