one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


zózimo Bulbu

Imagem:

Compartilhar:

Morre no Rio Zózimo Bulbul, primeiro ator negro a participar de uma novela de televisão

Criado em 24/01/13 17h48 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Paulo Virgilio Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

zózimo Bulbu
O sepultamento está marcado para amanhã, ao meio-dia, no Cemitério de São Francisco Xavier(uel.br)

Rio de Janeiro - O ator e diretor Zózimo Bulbul morreu hoje (24), de parada cardíaca, em sua residência, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio. Ele tinha 75 anos e sofria de câncer há sete meses. Segundo a família, trabalhou até novembro passado. O sepultamento está marcado para amanhã, ao meio-dia, no Cemitério de São Francisco Xavier.

Primeiro ator negro a protagonizar uma novela na televisão brasileira - Vidas em Conflito, na extinta TV Excelsior, em 1969 – Bulbul também foi modelo, e se tornou o primeiro negro a desfilar para uma grife de alta costura. No cinema, estreou em 1962 em Cinco Vezes Favela, de Cacá Diegues, e atuou em mais de 30 filmes, ao longo de 50 anos de carreira. Dirigiu o curta Alma no Olho (1973) e o documentário de longa-metragem Abolição (1988), ambos com a escravidão como temática.

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas divulgou nota lamentando o falecimento do ator e cineasta, um dos contemplados em 2011 na última edição do Prêmio Camélia da Liberdade, concedido pela entidade. De acordo com a nota, Zózimo Bulbul manifestou grande emoção pelo reconhecimento de seu trabalho de luta contra o preconceito.

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário