one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


a primeira missa portinari

Imagem:

Compartilhar:

Painel de Portinari, A Primeira Missa no Brasil, vai integrar acervo do Museu Nacional de Belas Artes

Criado em 15/01/13 19h16 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

a primeira missa portinari
Pintado em 1948, o painel foi encomendado a Portinari por Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra, terceiro barão de Saavedra, para decorar a sede do então Banco Boavista, prédio do centro do Rio projetado por Oscar Niemeyer em 1946. (museus.gov.br)

Rio de Janeiro - Ainda no primeiro semestre deste ano, em data a ser definida a partir de março, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) vai mostrar ao público a mais nova obra de seu acervo, o painel A Primeira Missa no Brasil, de Cândido Portinari. Recentemente adquirida para o museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, a obra será exibida juntamente com A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, um dos quadros clássicos do MNBA. Além das duas telas, a exposição contará com os estudos feitos pelos dois artistas no processo de criação e execução de suas obras.

Pintado em 1948, o painel foi encomendado a Portinari por Thomaz Oscar Pinto da Cunha Saavedra, terceiro barão de Saavedra, para decorar a sede do então Banco Boavista, prédio do centro do Rio projetado por Oscar Niemeyer em 1946.

Segundo a direção do MNBA, a aquisição consolida a posição do museu como o segundo do país com maior número de obras de Cândido Portinari em exibição permanente. Na Galeria de Arte Brasileira e Contemporânea do museu, reaberta na quinta-feira (10), após seis meses de reformas, podem ser apreciadas cinco telas do pintor, entre elas Café, de 1935, um dos ícones da trajetória do artista, e a recém-doada Retrato de Yedda Schmidt.

A maior coleção pública de Portinari, no entanto, pertence ao Museu Chácara do Céu, instituição carioca vinculada ao Ibram. Um dos dois museus legados à cidade pelo industrial e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), a Chácara do Céu, localizada no bairro de Santa Teresa, tem em seu acervo 11 óleos, 110 desenhos e 47 gravuras de Portinari.

Em junho, o MNBA receberá uma grande exposição de obras dos museus do Vaticano, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, megaevento que trará ao Rio de Janeiro o papa Bento 16. A diretora do MNBA, Mônica Xexéo, está em Roma para tratar da vinda das obras ao Rio.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário