one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jéssica Mara em frente à televisão

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa sobre programação infantil da TV Brasil vira livro

Criado em 23/01/13 18h13 e atualizado em 23/01/13 18h17
Por Secretaria Executiva do Conselho Curador

O livro "Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil" (Insular, 2012), fruto de uma pesquisa solicitada pelo Conselho Curador da EBC à Universidade Federal do Ceará (UFC), será lançado no próximo dia 31 de janeiro, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A demanda surgiu a partir dos debates realizados pela Câmara Infanto-Juvenil do colegiado. O principal objetivo da pesquisa era lançar um olhar atento à questão da qualidade dos programas infantis da TV pública.

Além de um estudo bibliográfico minucioso sobre a questão da qualidade na televisão, os pesquisadores dedicaram-se à análise de 221 episódios dos 23 programas infantis exibidos pela TV Brasil entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, como Castelo Rá-Tim-Bum, Dango Balango, Vila Sésamo, TV Piá, Cocoricó, entre outros. O monitoramento dos programas exibidos pela TV Brasil levou em conta a análise de um conjunto de aspectos formais e de conteúdo presentes nas obras audiovisuais, com base nos critérios de diversidade, inovação/criatividade, promoção do desenvolvimento integral, promoção de modelos de conduta construtivos, estímulo à cultura nacional e à cidadania, interatividade, inocuidade, entre outros. A obra traz, ainda, recomendações de melhorias nos programas exibidos pela TV e propõe um debate sobre a qualidade na programação infantil televisiva.

A pesquisa foi realizada pelas professoras universitárias Inês Vitorino e Andréa Pinheiro, com a contribuição dos então estudantes Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho, integrantes do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado à UFC. Por ocasião do lançamento, os autores farão uma breve explicação da pesquisa por meio de um bate-papo com o público e exibirão trechos de alguns dos programas pesquisados.

Serviço
Livro “Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil” - Lançamento e bate-papo com o público
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: 19 horas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário