one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Público se diverte no Bloco das Carmelitas

Imagem:

Compartilhar:

Blocos temáticos cariocas têm Beatles e cultura francesa no carnaval de rua

Criado em 06/02/13 20h53 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Paulo Virgilio Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O surgimento de blocos temáticos tem sido uma constante no carnaval de rua do Rio de Janeiro, que a cada ano cresce em número de grupos e diversidade de foliões. Um exemplo é o Sargento Pimenta, que mistura ritmos carnavalescos à música dos Beatles. Criado por um grupo de amigos, o bloco fez seu primeiro desfile no carnaval de 2011, levando 5 mil pessoas às ruas do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. No ano passado, a mistura de ritmos e os arranjos sofisticados do bloco atraíram 60 mil foliões ao Parque do Flamengo, também na zona sul.

O sucesso levou o bloco a se apresentar em março para o príncipe Harry, neto da Rainha Elizabeth II, então em visita ao Rio de Janeiro, e em julho, nas Olimpíadas de Londres. Na próxima segunda-feira de carnaval (11), o Sargento Pimenta volta a desfilar no Parque do Flamengo, das 14h às 18h.

“O desfile na verdade é um grande show, com a banda de oito integrantes no alto de um trio elétrico e 80 ritmistas na pista”, diz João Pedro Severo, um dos criadores do bloco. A expectativa é que, a exemplo do ano passado, os foliões se espalhem  pelas pistas, pelos gramados e até sobre as passarelas do parque para pular e sambar ao som dos clássicos dos Beatles.

Além da inglesa, a cultura da França também não fica de fora da folia carioca. Pelo sexto ano consecutivo, a comunidade francófona do Rio, que abrange desde franceses residentes na cidade até brasileiros estudantes da língua ou amantes da cultura daquele país, bota na rua o Bloco Ulalá Balancê.

O desfile será no sábado de carnaval (9), das 15h às 18h, na praia de Copacabana, saindo do Posto Seis e seguindo em direção à Rua Figueiredo de Magalhães. O samba de 2013 é Dos Champs-Elysées à Avenida Atlântica, com versos que misturam Torre Eiffel e Cristo Redentor e citam Rimbaud e Coco Chanel.

A camiseta do bloco, que tem patrocínio de duas  instituições de ensino, a Aliança Francesa e o Liceu Moliére,  é assinada pelo designer brasileiro Gilson Martins.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário