one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Circuito Dodô (Barra-Ondina) durante o carnaval de Salvador

Imagem:

Compartilhar:

Carnaval de Salvador deve atrair 2 milhões de foliões a partir da próxima quinta

Criado em 04/02/13 13h17 e atualizado em 05/02/13 09h45
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Carnaval Salvador Chiclete com Banana
O Chiclete com Banana abre o carnaval no circuito Campo Grande em um bloco sem cordas (Turismo Bahia/Creative Commons)

Um dos maiores e mais tradicionais carnavais do mundo inicia a folia na próxima quinta-feira (7/2). O Carnaval de Salvador, segundo a organizadora Empresa Salvador Turismo (Saltur), vai atrair neste ano cerca de 2 milhões de foliões, que podem escolher pular em uma das 224 diferentes atrações. Entre elas há 39 blocos de trio, 21 de percussão, 36 de samba e oito infantis.

Já no primeiro dia de festa, pelo segundo ano consecutivo o grupo Chiclete com Banana abre, às 20h, o carnaval no Circuito Osmar (Campo Grande), desfilando com seu trio sem cordas. Ou seja, os fãs poderão acompanhar, sem precisar comprar abadá, os sucessos da banda por todo o percurso de 6 km - que chega a demorar nove horas. Às 16h25 da terça de carnaval, ainda em Campo Grande, o bloco da Banda Eva também faz sem cordas a apresentação que será a despedida do vocalista Saulo Fernandes do grupo.

No circuito Campo Grande, os shows começam às 17h, na sexta de carnaval, e a partir das 10h de sábado a terça-feira. Já em Barra-Ondina, os desfiles dos blocos começam às 15h na sexta, sábado e domingo, e às 14h30 na segunda e terça-feira. O carnaval segue até a quarta-feira de cinzas, quando é encerrado no já tradicional arrastão comandado por Ivete Sangalo e cantores convidados, desta vez no circuito Dodô (Barra-Ondina). Você pode ver a programação completa no site oficial do evento.

Apesar dos preços altos dos abadás para pular carnaval nos dois circuitos mais tradicionais de Salvador, é possível acompanhar os trios por fora da corda. E em Campo Grande, há a opção de assistir às apresentações dos cantores baianos nas arquibancadas, que têm preços mais baixos. As entradas custam entre R$ 20 e R$ 50, de acordo com o dia e posicionamento, e podem ser compradas nos shoppings Salvador, Iguatemi, Barra e Paralela. São três lances de arquibancadas: um lateral, antes da passarela de entrada do Campo Grande; um localizado antes do camarote oficial e outro depois.

Leia também:
Bate-papo vai reunir Monobloco, Galo da Madrugada e Olodum nesta quarta-feira

Rio de Janeiro oferece maratona de carnaval aos foliões em 2013

Olinda promete 254 horas de frevo para o folião em 2013


Tradição
Quem tem interesse em conhecer mais sobre a diversidade e cultura da Bahia, pode acompanhar também o Afoxé Filhos de Gandhy, que desfila desde 1949. Com a filosofia inspirada nas mensagens de paz transmitidas por Mahatma Gandhi, o grupo mistura a Índia com a tradição da religião africana e ganha as ruas de Salvador carregando sprays que deixam a avenida com aroma de alfazema, além de usar figurino característico: um turbante e fantasia de lencóis e toalhas brancas, para lembrar vestes indianas. Muitos artistas participam do grupo, entre eles o cantor Gilberto Gil. Em 2013, os Filhos de Gandhy saem no circuito Barra-Ondina na segunda-feira, às 15h.
 

Carnaval Salvador Olodum Pelourinho
Percussão do Olodum se apresenta no Pelourinho (Foto: Turismo Bahia/Creative Commons)

Pelourinho
Mas a festa em Salvador não se resume aos circuitos Dodô e Osmar. A Cidade do Carnaval ocupa, na capital baiana, uma área de 25 km de avenidas, ruas e praças. O Circuito Batatinha, no Pelourinho, tem uma extensa programação que começa também na quinta-feira, a partir das 19h. No Espaço Infantil, na Praça das Artes, haverá cinco atrações por dia entre os dias 9 e 12 de fevereiro. Os shows começam sempre às 13h e seguem até o fim da tarde. Clique aqui para ver a a ordem de apresentação e programação completa para as crianças

A diversão é para todos os gostos no centro da capital baiana. No Palco Samba, a festa é na sexta e sábado de carnaval, das 19h à 1h30. Domingo, segunda e terça-feira é a vez das orquestras se apresentarem na folia. Nesses dias, os shows começam sempre às 16h e entram pela noite. Confira a programação completa do Palco das Orquestras.

Quem gosta de rock também tem espaço na capital do axé. O palco Rock recebe, a partir do sábado, às 18h, bandas do interior da Bahia e de estados como São Paulo, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná, além do grupo argentino Estamos en Eso. A última atração para os amantes dos riffs de guitarra, Natural Hate, sobe ao palco na terça-feira de carnaval, às 2h. Clique aqui para saber a programação completa.

Confira fotos de carnavais anteriores na capital baiana:



*Com informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Prefeitura Municipal de Salvador

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário