one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carnaval de Olinda

Imagem:

Compartilhar:

Combate às drogas une instituições no desfile da Alegria sem Ressaca

Criado em 02/02/13 12h17 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Alana Gandra Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A banda Alegria sem Ressaca, idealizada há uma década pela Associação Brasileira de Alcoolismo e Drogas (Abrad), desfila no próximo dia 3 de fevereiro na orla de Copacabana, zona sul da cidade, tendo como bandeira principal a prevenção ao uso de drogas.

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca (CCBT) é uma das instituições que apoiam a causa. A conselheira Rute Guida, da CCBT, ressaltou à Agência Brasil que o objetivo do desfile é mostrar às pessoas “que elas podem se divertir sem álcool e sem droga e que a alegria está dentro de cada um”.

Uma das fundadoras da organização não governamental Lutando por Quem Precisa, Fernanda Domingos, disse à Agência Brasil que a ONG vai participar do desfile pela primeira vez.A organização conta com 17 voluntários, que dão aulas gratuitas de música, artes marciais, cabeleireiro e inglês, para cerca de 120 alunos cadastrados. “Todos [os alunos] estão super animados para participar com a gente”.

O desfile da banda será animado pela Velha Guarda Musical da Vila Isabel. O produtor cultural e artístico do grupo, Adilson da Vila, é outro que apoia a campanha. “É muito importante que a cada dia a gente possa passar isso para as pessoas, porque é muita gente que tem envolvimento com drogas e não tem conhecimento que pode participar desses grupos”.

Adilson considera que é muito mais fácil levar essa conscientização para a população por meio da música. A parceria com a Abrad começou há um ano e meio. Neste carnaval, Adilson acionou um serviço de mala direta para mobilizar os amigos e espera o comparecimento de cerca de 8 mil pessoas ao desfile.

“A gente vai buscando junto com os amigos propagar isso. Porque é uma ação muito bacana. Depende mais de propagar, de as pessoas descobrirem isso”. Depois do carnaval, ele pretende levar a iniciativa da Abrad para a sua comunidade, que fica no Morro dos Macacos. “Essa parceria tem que se prolongar por muito tempo, porque tem muita gente que precisa desse auxílio, desse apoio”.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também apoia a iniciativa da Abrad. Falando à Agência Brasil, o major aviador Bruno Pedra, porta-voz da FAB, informou que existe a vontade de repetir este ano a parceria com especialistas da associação. No ano passado, durante a Operação Ágatha 5, do governo federal, eles participaram de ação pioneira de prevenção ao uso de drogas nas fronteiras, onde atua o narcotráfico.

“Este ano, como a ação vai ser no Brasil todo, mais de 17 mil quilômetros de fronteiras, a gente ainda vai estudar onde seria a participação da Abrad”, disse. Ele explicou que a ação de prevenção às drogas nas fronteiras foi feita com crianças e adolescentes, a partir dos 10 anos de idade, por meio de cursos dados pela Abrad. “Isso faz a diferença”, avaliou.

Seguindo o modelo implantado na Europa e nos Estados Unidos pelas associações internacionais de psiquiatria, ele relatou que a intenção foi aproximar a Força Aérea das crianças. Além de palestras sobre prevenção, os militares falavam sobre aviação.

João José da Silva, o Mestre João do Pulo, está com 60 anos, não fuma nem bebe. O trabalho que desenvolve desde os anos de 1990 à frente da Associação Capoeira Lagoa Azul é conhecido no mundo inteiro. O grupo tem mais de 500 integrantes nos núcleos do Rio de Janeiro, Teresópolis, Guapimirim, Brasília, além da França e do Bahrein.

Ele levará seus alunos ao desfile da banda e eles portarão uma faixa com a mensagem Capoeira Boa é Capoeira sem Droga. “O esporte faz uma pessoa saudável. Para o corpo se manter saudável, [a pessoa] não pode usar drogas, não pode passar as noites bebendo, não pode ter vício nenhum”.

A banda terá ainda o reforço do programa da área de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Saúde É Brincadeira, cujos educadores atuam na prevenção ao uso de drogas. A coordenadora do programa, criado em 2011, é a enfermeira Sylvia Cibreiros, especializada em pediatria, também professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Uerj. “É o primeiro ano que o grupo vai participar integrado à banda”.

O Saúde É Brincadeira usa a linguagem lúdica para orientar crianças sobre assuntos ligados à saúde. “Por meio de brincadeiras, jogos, teatro, nós orientamos as crianças hospitalizadas. A questão das drogas [é um tema abordado]”.O programa terá duas alas no desfile da banda: uma do projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem da Uerj e a outra, denominada Enfermeiros da Alegria, composta por acadêmicos de enfermagem..

Sylvia disse que ao longo do ano o programa desenvolverá um trabalho de prevenção ao uso de drogas, em conjunto com a Abrad. Em fevereiro serão definidos os locais e datas para a realização de palestras sobre o tema. O Saúde É Brincadeira atende, em média, 120 crianças por mês. A orientação é repassadas aos pais. “As crianças são formadoras de opinião também. A gente pega e investe nisso, porque esses pequenos são o futuro”.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário