one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exposição tem 60 fotografias feitas durante uma viagem ao Pará e ao Peru em 1927 e é um recorte do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB)

Imagem:

Compartilhar:

Exposição mostra fotos feitas por Mário de Andrade

Criado em 24/03/13 15h00 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Flávia Albuquerque Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Mário de Andrade fotos peru pará
Exposição tem 60 fotografias feitas durante uma viagem ao Pará e ao Peru em 1927 e é um recorte do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB) (Foto: Mário de Andrade/Divulgação)

São Paulo – Uma mostra com 60 fotografias feitas por Mário de Andrade durante uma viagem ao Pará e ao Peru em 1927 foi aberta pela Caixa Cultural São Paulo. A exposição Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta é um recorte do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB) e mostra as fotos em preto e branco de pessoas durante o trabalho.

Na viagem, chamada por Mário de Andrade de Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia e pelo Marajó até dizer chega, ele fotografou e escreveu sobre a paisagem, o homem e a cultura da região. De acordo com a curadora da exposição, Adrienne Firmo, as fotos originais variam de 3,1 centímetros (cm) por 3,7cm a 12cm por 17cm e foram digitalizadas e ampliadas especialmente para a exposição. “Algumas já estão amareladas, são de cor sépia, por isso ampliamos para 20cm por 30cm para uniformizá-las”.

Adrienne ressaltou a importância etnográfica das fotografias como um dos atrativos da mostra. “Estes são os primeiros documentos fotográficos do interior do país e feitos por um intelectual da envergadura de Mário de Andrade, que é um dos responsáveis pela concepção da identidade brasileira do período do modernismo”. Segundo ela, os retratos são uma forma de reconhecimento do Brasil e a constituição do modernismo no país, que identificava o que é ser brasileiro e, ao mesmo tempo, pautar o que é ser brasileiro.

“Outro aspecto interessante são as resoluções plásticas a que Mário chega nestas fotos. Ele era extremo conhecedor das artes visuais e conhecia a estética fotográfica que estava sendo feita na Europa por meio das revistas de fotografia e cinema que assinava. Há um interesse etnográfico e histórico, mas também há um destaque plástico muito importante, porque é o trabalho de um escritor que usa uma máquina simples e consegue extrair ótimo resultado”.

As fotos registram o trabalho no campo com a cana, o café e o gado; o de populações ribeirinhas no transporte de madeira e alimentos; os mercados dos grupos urbanos; as trocas entre citadinos e indígenas; além de referências aos trabalhos femininos como a lavagem de roupas. A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 5 de maio.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário