one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo - Crianças leem em livraria de São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Crescimento do mercado ainda não abriu oportunidades para os novos autores de livros infantis

Criado em 02/04/13 12h26 e atualizado em 02/04/13 12h33
Por Isabela Vieira Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Dia do livro infantil
Somente neste ano, o governo federal investirá mais de R$ 1 bilhão em livros didáticos (Marcelo Camargo/ABr)

Rio de Janeiro- Na data em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, autores e especialistas acreditam que, apesar do crescimento do mercado, ainda há poucas oportunidades para novos autores, que enfrentam a competição de games e da internet.

Consagrado no mercado editoral com diversos títulos para crianças, o escritor José Roberto Torero acredita que, apesar de o mercado ter crescido, a falta de incentivo à leitura pelas famílias impede uma expansão maior da produção nacional. Ele confirma que o mercado editorial acaba orientado para as compras governamentais e o marketing da literatura infantojuvenil estrangeira.

“Principalmente no Brasil, [a oferta de literatura para jovens] a partir dos 12 anos de idade, já não é tão farta. Por isso o Harry Potter [livro da escritora britância J. K. Rowling] faz tanto sucesso”. Torero diz que se produz pouco para essa faixa de idade, no mundo todo e aqui, um pouco menos. Segundo ele, mesmo títulos conhecidos, como Pedro Bandeira, não atraem esse público.

Somente neste ano, o governo federal investirá mais de R$ 1 bilhão em livros didáticos, um aporte significativo. Para atender essa demanda, as editoras são levadas a publicar os livros clássicos, sendo boa parte deles, estrangeiros ou de autores conhecidos, confirma a organizadora da Flipinha, a versão infantil da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), Gabriela Gibrail.

“O governo tem comprado bons livros, a demanda por esses títulos ainda é muito grande. É ainda um começo, é como ir ao supermercado: as marcas conhecidas levam vantagem”, disse. Apesar desse quadro, Gabriela, que também é professora de literatura, acha que a cada ano mais escritores e ilustradores infantis“com excelentes trabalhos”entram no mercado.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário