one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro.

Imagem:

Compartilhar:

Empresas e profissionais liberais de renome instalaram escritórios no Edifício A Noite

Criado em 03/04/13 06h13 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgilio Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Edifício A Noite, na Praça Mauá, sede da Rádio Nacional no Rio de Janeiro
Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro. (analuiza_olive / Creative Commons)

Rio de Janeiro - Desde sua inauguração, o Edifício A Noite tornou-se um endereço disputado por empresas e profissionais liberais de renome para instalar seus escritórios, entre o sexto e o 18º andares, os que não eram ocupados pelo jornal ou pela rádio. Grandes bancas de advocacia, companhias aéreas e marítimas, como a Moore McCormack, tinham seus escritórios lá, assim como as Lojas Americanas. Esse perfil só foi mudado a partir dos anos 1960, quando o prédio passou a abrigar, além da rádio, somente órgãos federais, como o então Ministério da Indústria e Comércio e, posteriormente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Funcionário da Rádio Nacional desde os anos 50, o radioator e apresentador Gerdal dos Santos testemunhou essa diversidade anterior. “Era uma convivência muito rica, a começar pelo pessoal do jornal A Noite, que também editava três revistas – Noite Ilustrada, Carioca e Vamos Ler –, além de livros. Havia muitos advogados e até uma escola funcionava em um dos andares. O prédio respirava cultura e educação”, recorda.


Leia mais:

Tombamento pode trazer recursos para restaurar Edifício A Noite, dizem especialistas


“Ocupar uma sala ou um conjunto de salas no A Noite era um símbolo de status para uma empresa ou um profissional liberal. Era um endereço muito cobiçado”, afirma o arquiteto Márcio Roiter, presidente do Instituto Art Déco Brasil, que há anos defende o tombamento do edifício.

“O prédio chegou a abrigar o escritório de arquitetura do Lucio Costa, quando ele se associou ao russo naturalizado brasileiro Grigori Warchavik e essa dupla foi responsável ali por obras de capital importância no início da arquitetura moderna. Só esse fato já justificaria a preservação do edifício”, diz o arquiteto.

Para Roiter, poucos prédios na cidade se mantiveram tão notadamente art déco. Ele considera o edifício a grande realização do arquiteto Joseph Gire, que também projetou, entre outros prédios importantes na cidade, os hotéis Copacabana Palace e Glória e a Estação Marítima de Passageiros, localizada a 100 metros do A Noite.

“O francês Gire já era um arquiteto famoso quando veio para o Rio contratado pela família Guinle. Até então, a cidade tinha prédios em torno de oito a dez, 12 andares no máximo, como os primeiros edifícios residenciais de Copacabana”, conta o presidente do Instituto Art Déco Brasil. Ligado ao prédio desde a infância, Marcio Roiter atribui ao Edifício A Noite o início de sua paixão pelo estilo art déco.

“Eu tinha 5 anos e entrava lá pelas mãos da minha mãe, a professora Maria de Lourdes Alves, que dirigia o programa Clube Juvenil Toddy, apresentado nas tardes de quinta-feira na Rádio Nacional. Eu olhava aquela construção e achava tudo fantástico, desde os letreiros aos cromados, o luxo que vinha dessa modernidade. A criança levada que eu era ficava quieta, extasiada, olhando para tudo quando entrava naquele prédio”, conta.

Edição: Tereza Barbosa
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário