one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edital é voltado para jovens cineastas negros

Imagem:

Compartilhar:

Festival de cinema dedicado a documentários será aberto hoje em São Paulo

Criado em 04/04/13 18h58 e atualizado em 06/04/13 10h36
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Cinema nacional
O festival chega à 18ª edição homenageando Paulo Moura (Rafael Borges / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A 18ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários será aberta na noite de hoje (4), em São Paulo, no Cine Livraria Cultura, com a exibição de Paulo Moura – Alma Brasileira, filme dirigido por Eduardo Escorel que presta um tributo a um dos mais importantes músicos do país. O documentário reúne quatro décadas de material filmado e gravado sobre a carreira do clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e regente Paulo Moura (1932-2010).

No Rio de Janeiro, o É Tudo Verdade será aberto na na sexta-feira (5), no Cinépolis Lagoon, no Leblon, zona sul da cidade, com a premiére internacional do filme Plimpton! Estrelando George Plimpton como Ele Mesmo, dirigido por Tom Bean e Luke Poling. O documentário traça um perfil de uma figura central da vida literária novaiorquina da segunda metade do século 20. George Plimpton (1927-2003) foi um dos fundadores e editor responsável, por mais de meio século, da revista “Paris Review”, conceituada publicação do mundo editorial dos Estados Unidos.

Nas duas capitais, o festival, considerado o mais importante evento da América Latina dedicado exclusivamente à produção não ficcional, vai até o próximo dia 14, apresentando um total de 82 filmes de 26 países. Ainda este mês, mais duas cidades recebem o evento: Brasília, entre os dias 16 e 21, e Campinas, de 23 a 28. Com exceção das sessões de abertura, para convidados, todas as demais têm entrada gratuita.

A forte presença da produção brasileira é a marca da 18ª edição do É Tudo Verdade, com destaque para 13 documentários nacionais de longa e média-metragem, entre títulos da parte competitiva e das mostras informativas. “É uma alegria celebrar a maioridade do festival com uma safra vigorosa [de filmes]”, disse Amir Labaki, crítico de cinema que criou o É Tudo Verdade em 1996. Segundo ele, a seleção é uma mescla de jovens realizadores e diretores consagrados.

Os sete filmes que competem na categoria de Longa e Média-Metragem são inéditos. As produções selecionadas mostram uma grande variedade temática. Antártica, de Evaldo Mocarzel, acompanha uma expedição científica de geólogos brasileiros pelo continente gelado; A Alma da Gente, de Helena Solberg e David Meyer, investiga a trajetória de adolescentes da Favela da Maré, no Rio, que dez anos antes participaram de um espetáculo de dança; Mataram Meu Irmão, de Cristiano Burlan, tem como tema a violência nos bairros da periferia paulistana; e Em Busca de Iara, de Flávio Frederico, relata a vida breve de Iara Iavelberg (1944-1971), companheira do guerrilheiro Carlos Lamarca.

Também de caráter biográfico, Ozualdo Candeias e O Cinema, de Eugênio Puppo, refaz a trajetória do diretor Ozualdo Candeias (1922-2007), nome vinculado ao cinema marginal da Boca do Lixo paulistana, e O Universo Graciliano, de Sylvio Back, faz um retrato do escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953). Já Serra Pelada – A Lenda da Montanha de Ouro, de Victor Lopes, conta a saga daquele que foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, no sul do Pará.

Igualmente estreantes são cinco filmes da mostra competitiva na categoria de Curta-Metragem Nacional, com um total de nove títulos. Foram selecionadas três produções de São Paulo, duas do Rio de Janeiro, duas do Paraná, uma de Minas Gerais e uma de Pernambuco.

O documentário vencedor da disputa de longas e médias-metragens nacionais receberá um prêmio de R$ 110 mil e o troféu com o mesmo nome do festival, criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. O ganhador da competição de curtas receberá, além do troféu, um prêmio de R$ 10 mil.
Já a mostra competitiva internacional tem nesta edição 12 concorrentes na categoria longa e média metragens e nove na de curtas. A seleção internacional do É Tudo Verdade apresenta ainda mais 20 filmes, exibidos em três mostras informativas: Especiais, O Estado das Coisas e Foco Latino-Americano.

No Rio de Janeiro, as sessões serão em cinco locais: Cinépolis Lagoon, Auditório BNDES, Espaço Museu da República, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Instituto Moreira Salles (IMS). A programação completa está disponível no site www.itsalltrue.com.br .

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário