one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A escritora Lygia Fagundes Telles completa hoje 90 anos

Imagem:

Compartilhar:

Lygia Fagundes Telles completa hoje 90 anos

Criado em 19/04/13 15h24 e atualizado em 19/04/13 15h48
Por Portal EBC

Lygia Fagundes Telles
A escritora Lygia Fagundes Telles completa hoje 90 anos (Augusto Canuto/ Ministério da Cultura )

A paulista Lygia Fagundes Telles completa hoje 90 anos. Autora de importantes obras da literatura brasileira, como o clássico As Meninas, Lygia já foi publicada em diversos países como França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, e Suécia. Seus romances também foram adaptados para a televisão, teatro e cinema. 

Nascida em 19 de abril de 1923, Lygia passou a maior parte de a infância no interior de São Paulo, onde o pai Durval de Azevedo Fagundes, que era advogado, atuou como promotor público. A mãe Maria do Rosário de Azevedo, era pianista.


Quando cursou a faculdade de Direito do Largo da São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Lygia conheceu, passou a participar dos debates literários, quando conheceu Mário e Oswald de Andrade, entre outros nomes da cena literária brasileira.

A escritora é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e já foi condecorada com diversas premiações internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Camões, em 2005.

No player abaixo você confere o episódio da série Mestres da Literatura, da TV Escola, uma introdução à obra da escritora. Confira:

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário