one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marta e Maria Madalena, de Caravaggio, um dos artistas que terão obras exibidas na exposição.

Imagem:

Compartilhar:

Obras-primas do acervo do Vaticano estarão expostas no Rio a partir de julho

Criado em 20/04/13 17h41 e atualizado em 18/03/16 15h10
Por Flávia Villela Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Marta e Maria Madalena, de Caravaggio
Marta e Maria Madalena, de Caravaggio, um dos artistas que terão obras exibidas na exposição. (Cea. / Creative Commons)

Rio de Janeiro – O Museu Nacional de Belas Artes, na capital fluminense, vai abrigar de 9 de julho até o fim de outubro obras-primas da arte sacra do acervo do Vaticano. Dentre as obras estão algumas da sacristia secreta do Papa, informou hoje (20) a diretora do museu, Mônica Xexéo. “Serão 106 peças entre desenhos, gravuras e objetos. Vamos dialogar a questão da arte, como também a religiosa, criando esse contraponto entre arte e fé”, disse ela.

Obras de artistas consagrados como de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Caravaggio também serão expostas na mostra. A abertura da exposição, que faz parte das atividades da Jornada Mundial da Juventude 2013, está prevista para o dia 9 de julho e deve contar com a presenta da presidenta Dilma Rousseff, segundo Mônica. O papa Francisco também está sendo aguardado no museu. “Só saberemos dois ou três dias antes [quando] ele vai aparecer, mas ele fará, sim, uma visita ao museu e à exposição”.

A curadoria da mostra é do italiano Giovanni Morello, que foi diretor da Biblioteca do Vaticano e é especialista em arte sacra. Mônica explicou que a exposição estava originalmente prevista para ser inaugurada em junho, mas que devido a atrasos na chegada dos recursos necessários, foi adiada.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário