one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fernando Pessoa

Imagem:

Compartilhar:

Ano de Portugal no Brasil traz ao Rio peça inédita sobre Fernando Pessoa

Criado em 03/05/13 17h22 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgilio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Fernando Pessoa
Fernando Pessoa (S.A. e Maria José de Lencastre / Wikimedia Commons)

Rio de Janeiro - Como parte da programação do Ano de Portugal no Brasil, o Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, apresenta de hoje (3) a domingo (5), às 19h, uma peça inédita com a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra, considerada a primeira-dama da arte dramática de seu país. Menino de Sua Avó, texto do dramaturgo Armando Nascimento Rosa, aborda a relação do poeta Fernando Pessoa com a avó paterna, Dionísia Seabra Pessoa, tida como louca e presença recorrente na história do escritor.

No espetáculo, Maria do Céu Guerra divide a cena com o ator português Adérito Lopes, que interpreta o poeta. A peça mostra um Fernando Pessoa jovem, que escreve em inglês e se autodenomina Alexander Search, o menos estudado de seus vários heterônimos. “Em cena, a fantasia e a realidade se confundem, à maneira pessoana, com personagens que se cruzam do lado de cá e de lá da vida”, descreve a atriz.

Nascida em Lisboa, Maria do Céu Guerra começou a carreira ainda na época da ditadura salazarista, quando o teatro e as demais artes portuguesas sofriam com a censura. Depois de passar por várias companhias, fundou o grupo A Barraca, onde está até hoje. Após a Revolução dos Cravos, em 1974, que pôs fim ao salazarismo, o grupo acolheu o dramaturgo brasileiro Augusto Boal (1931-2009), criador do Teatro do Oprimido e então exilado em Portugal.

“Transportamos no nosso trabalho a marca de sua escola, mas também éramos um grupo de um Portugal que eliminara seu passado de autoritarismo e incultura”, disse Maria do Céu Guerra.

Menino de Sua Avó é mais um espetáculo do projeto Dulcina Abre o Pano, vencedor do edital lançado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) para ocupação desse tradicional teatro carioca durante este ano. Os ingressos custam R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada. O Teatro Dulcina fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, na Cinelândia, centro do Rio.

A programação do Ano de Portugal no Brasil, assim como a do Ano do Brasil em Portugal, vai até 10 de junho, data nacional lusa.

 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário