one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Além de poeta e filósofo, Khalil Gibran também era artista plástico

Imagem:

Compartilhar:

Exposição comemora 130 anos do nascimento de Khalil Gibran

Criado em 05/05/13 15h39 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Daniel Mello Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Khalil Gibran
Além de poeta e filósofo, Khalil Gibran também era artista plástico (Divulgação)

São Paulo - “Nos campos do Oriente Médio, que é um grande cemitério, está a juventude da primavera convocando os ocupantes dos sepulcros para se levantar e marchar em direção às novas fronteiras”. A frase, que poderia estar se referindo às revoltas da Primavera Árabe, iniciadas em 2011, foi escrita há mais de 50 anos pelo poeta, filósofo e artista plástico libanês Khalil Gibran. Ele teve como um dos temas a revolta contra as tradições que oprimiam o seu povo. Essa e outras facetas do artista podem ser vistas na exposição que comemora os 130 anos de seu nascimento, no Memorial da América Latina, zona oeste paulistana, até o dia 26 de junho.

Doutor em filosofia e leitor de Gibran, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, acredita que o poeta não é apenas atual, como aponta para níveis que a sociedade contemporânea ainda não conseguiu alcançar. “Ele não é só atual, eu acho que ele projeta uma convivência entre homens e mulheres de outro tipo. Ele consegue enxergar no espírito humano muito mais do que ele [espírito] foi capaz de produzir até aqui”, destacou ao participar da abertura da mostra que reúne quadros a óleo, carvão e aquarela. “Ele realmente extraiu das palavras o que a nossa essência tem de melhor. É uma pessoa que consegue desenhar quase uma utopia de convivência humana, e isso faz dele uma literatura incontornável, espiritualmente muito rica”, acrescentou Haddad.

As obras passam por temas variados, como o óleo sobre tela O Outono, de 1909. Nessa, a estação é representada por uma mulher com o busto nu e cabelos avermelhados ao vento. Entre as 52 pinturas, manuscritos e objetos pessoais, muitos remetem a temas fantásticos, como as aquarelas Centauro e Criança e Centauro Fêmea. O ente mitológico - meio homem, meio cavalo - faz referência ao lado animal do ser humano. Podem ser vistos ainda autorretratos e retratos de amigos do artista.

É a primeira vez que a exposição com peças do Museu Gibran, que fica no Líbano, vem à América do Sul. “É um privilégio para o Brasil recebê-la. Então, eu acho que o público tem que aproveitar bastante e não vir só uma vez aqui, vir várias vezes para meditar junto com Khaill Gibran”, destacou a presidenta da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais.

O presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, ressaltou que apesar de Gibran não ter relações diretas com o continente, os países da região têm forte ligação com o mundo árabe. “O memorial, apesar de ser mais ligado à América Latina, tem que se abrir a essas coisas que também são comuns à América Latina. Porque a América Latina tem árabes em todos os países e certamente Gibran é cultuado”, disse.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário