one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No passeio, turistas percorrem os principais pontos turísticos entre o Rio e Niteró

Imagem:

Compartilhar:

Passeio na Baía de Guanabara em barco da Marinha encanta turistas

Criado em 04/05/13 11h15 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Passeio da Marinha pela Baía de Guanabara
No passeio, turistas percorrem os principais pontos turísticos entre o Rio e Niteró (Tânia Rego/ABr)

Rio de Janeiro – Os turistas e moradores do Rio têm, de quinta a domingo, a oportunidade de fazer uma viagem pela Baía de Guanabara e ainda conhecer, em um passeio de uma hora e 20 minutos, pontos turísticos e históricos da cidade. A bordo do rebocador Laurindo Pitta, da Marinha do Brasil, podem sentir a proximidade de 17 lugares em torno da Baía.

"Eu já tinha vindo ao Rio algumas vezes, mas é a primeira que faço a viagem", disse a turista do Rio Grande do Sul, Liana Porto. A professora veio para o Rio com o marido Oswaldo Porto que é engenheiro. Eles não sabiam do passeio até receberem a informação de amigos e do hotel onde se hospedaram. "Eu achei ótimo. É um passeio maravilhoso pelos pontos turísticos", disse. Oswaldo elogiou a iniciativa da Marinha. "É bom ver de pertinho. Vendo ao vivo é melhor. É um bom trabalho da Marinha que disponibiliza para o público tudo isso", analisou.

"Estou impressionada" foi a definição da turista alemã aposentada, Heide Huedner, que ficou sabendo do passeio num ponto de informações turísticas da Prefeitura do Rio. Antes de chegar à capital fluminese, ela esteve em Bonito, Mato Grosso do Sul; em Belo Horizonte, Minas Gerais e em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A embarcação parte do Espaço Cultural da Marinha, na Praça XV, centro do Rio. O local foi criado em 1996, mas no prédio já funcionaram as antigas Docas da Alfândega do Rio de Janeiro. O passeio segue e os passageiros podem ver a Estação das Barcas Rio-Niterói, inaugurada em 1906 e o primeiro aeroporto civil do Brasil – o Santos Dumont. Hoje o aeroporto é muito utilizado para a ponte aérea Rio-São Paulo, mas no começo da aviação comercial recebia hidroaviões.

Seguindo um pouco mais, o turista chega à mais antiga instituição de ensino superior do Brasil - a Escola Naval. Originalmente criada em Lisboa, Portugal, com o nome de Academia Real de Guarda-Marinhas, foi transferida para o Brasil com a vinda da família real. Depois de se instalar no Mosteiro de São Bento e após várias mudanças acabou na Ilha de Villegagnon.

Outro destaque no trajeto é o Aterro do Flamengo. O importante projeto do paisagista Roberto Burle Max tem 1,2 mil metros quadrados de área verde. Logo depois vem um dos principais cartões postais do Rio: o Pão de Açúcar chama atenção dos turistas e não há quem resista a uma foto. Desse ponto da viagem é possível ver também, ao fundo, outros cartões postais da cidade como o Corcovado, a praia de Copacabana e a Pedra da Gávea.

Já no meio da Baía, o passageiro tem a visão de Niterói, cidade da região metropolitana do Rio. Lá está a Fortaleza de Santa Cruz, idealizada pelo francês Villegagnon depois de invadir a cidade, como ponto de defesa na entrada da Baía de Guanabara. Ainda em Niterói está o Museu de Arte Contemporânea, um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

Quase terminando o passeio os visitantes podem observar de mais perto ainda a Ilha Fiscal, que recebeu este nome após sediar um posto de fiscalização alfandegária. Lá aconteceu também, em 1889, a recepção a militares chilenos conhecida como "Último Baile do Império".

A guia turística, Cristina Lima, que trabalha na embarcação informando os visitantes sobre a história dos pontos turísticos, sente alegria ao ver as pessoas descobrindo o Rio de Janeiro. "Muitas pessoas voltam por que gostaram do passeio e trazem os amigos. Todo mundo se empolga com o visual. Tanto estrangeiro como brasileiro. O brasileiro fica encantado também com os detalhes da história", disse ela que nunca teve enjoos nas viagens.

Segundo a Marinha, o Laurindo Pitta foi construído na Inglaterra, em 1910, por encomenda do governo brasileiro. Ele participou da Primeira Guerra Mundial e é o único navio que pertenceu à Divisão Naval em Operações de Guerra ainda em funcionamento.

Os passeios podem ser feitos em dois horários, 13h15 e 15h15. O ingresso custa R$ 15, mas há desconto para estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos, que pagam R$ 7. O bilhete pode ser comprado nos dias de passeio das 11h às 16h.

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário