one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eric Rohmer, ou Maurice Schérer, seu verdadeiro nome, iniciou a carreira como crítico de cinema antes do aparecimento da revista Cahiers du Cinéma

Imagem:

Compartilhar:

Centro Cultural São Paulo exibe documentários de Eric Rohmer

Criado em 17/06/13 06h09 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Flávia Albuquerque Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Eric Rohmer, ou Maurice Schérer, seu verdadeiro nome, iniciou a carreira como crítico de cinema antes do aparecimento da revista Cahiers du Cinéma
Eric Rohmer, ou Maurice Schérer, seu verdadeiro nome, iniciou a carreira como crítico de cinema antes do aparecimento da revista Cahiers du Cinéma (Caspy2003 / Creative Commons)

São Paulo – A mostra Rohmer - O Homem e Suas Imagens, em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP), reúne uma série de documentários didáticos produzidos pelo Centro Nacional de Documentação Pedagógica (CNDP). As produções fazem uma reflexão sobre a arte, o belo, a condição humana e o papel das imagens. Até o dia 23 deste mês serão exibidos oito documentários, todos dirigidos no período de 1964 a 1969 pelo cineasta Eric Rohmer (1920–2010).

Rohmer passou a ser conhecido quando seu quarto filme, Minha Noite com Ela, de 1969, foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e ao Oscar de melhor roteiro original. Ele já havia dirigido dois longas-metragens antes - O Signo do Leão e A Colecionadora, que ganhou o Prêmio Especial do Júri em Berlim, e alguns curtas.

Leia mais:

Cinema independente americano é tema de mostra do Festival Internacional de Brasília

Mostra Krisis exibe documentários no Festival Internacional de Cinema Brasília

 

Eric Rohmer, ou Maurice Schérer, seu verdadeiro nome, iniciou a carreira como crítico de cinema antes do aparecimento da revista Cahiers du Cinéma, mas ganhou destaque ao começar a escrever para ela, passando a ser seu editor de 1975 a 1963.

Além dos documentários produzidos para televisão, a mostra exibe os longas-metragens Os Amores de Perceval, o Gaulês (1978), O Agente Triplo (2004) e Astrée e Céladon (2007). A exposição é uma parceria do Centro Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura e da Vai e Vem Produções Culturais, com o apoio da Embaixada da França, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e Centre Nacional de Documentation Pédagogique (CNDP).

A curadora associada de audiovisual do CCSP, Letícia Santinon, explicou que o interessante da mostra é o ineditismo dos filmes no Brasil. “São filmes pouco conhecidos para o público brasileiro e que foram feitos exclusivamente para a televisão francesa. Outros só são conhecidos por pessoas que tiveram contato com o cinema francês”. Outro ponto de destaque é que além dos filmes de Rohmer, serão exibidas produções de autores que o cineasta admirava e sempre citava em suas entrevistas como referências à sua arte. “Serão seis longas de Roberto Rossellini, Jean Renoir, Joshua Logan e F.W. Murnau”.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário