one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeirinhas juninas fazem alusão a Santo Antônio, São João e São Pedro

Imagem:

Compartilhar:

Festa Junina: Confira a programação do São João de Caruaru

Criado em 07/06/13 17h22 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

Bandeirinhas bandeirolas bandeiras são joão
Mais de um milhão de pessoas participam dos festejos juninos de Caruaru, em Pernambuco ( Dan Queiroz/CC)

É no mês de junho que a maior cidade do agreste de Pernambuco transforma-se em um dos principais arraiás do Brasil. Por sua tradição, Caruaru atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes para as festas em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João. A grandiosidade da festa faz com que a capital do forró também receba o título de capital do São João.

Veja o mapa com a programação do São João no nordeste

Confira a programação do São João de Campina Grande

Embora dispute as atenções com Campina Grande (PB)  quanto a quem tem a melhor e maior festa junina, Caruaru é garantia de um bom forró e diferentes atrações culturais para moradores e turistas. São 30 dias de festa, mais de 200 shows, 39 eventos culturais e uma movimentação financeira de R$ 200 milhões.

História

A história dos festejos juninos de Caruaru está associada ao próprio desenvolvimento da cidade e à importância que conquistou no agreste nordestino. Tudo começou com pequenas festas promovidas pelas próprias famílias caruarenses, como ainda acontece na maioria das cidades da região.

Apareceram então as palhoças. Ruas e bairros competiam em concursos de ornamentação incentivados por emissoras de rádio, a exemplo da caravana do radialista Ivan Bulhões. As irmãs Lira também fizeram parte dessa história. Elas promoviam o concorrido São João da Rua 3 de Maio. A Avenida Rui Barbosa também viria a ser o ponto de encontro para o animado arrasta-pé

Com seu crescimento, a festa foi transferida para o Pátio do Forró. Hoje, além desse palco principal ,é possível forrofiar em estruturas espalhadas por toda a cidade.

Programação 2013

Com o complexo de palco do Pátio do Forró reformado, os artistas se apresentam em uma estrutura de 44 metros de comprimento por 18 metros de altura. Uma passarela de 10 metros de comprimento avança na área de público e permitir maior contato com os forrozeiros.

Caruaru apresenta um total de cinco palcos, cada um com atrações, ornamentação e características diferentes. São eles: Pátio do Forró, Forró do Candeeiro, Estação Ferroviária, Alto do Moura e Palco Alternativo.

A tabela abaixo traz as principais atrações. Veja quem é seu artista preferido e tire a fivela do armário!

A programação está sujeita a alterações por parte dos organizadores.

Atrações principais de Caruaru 2013 | Create infographics

Confira todas as atrações do São João de Caruaru 2013

Homenageados

A edição de 2013 do São João de Caruaru vai homenagear três ilustres figuras: Agenor Farias, Luiz Vieira e Dominguinhos.

Agenor Farias nasceu em Taquaritinga do Norte (PE) e desde os 11 anos mora em Caruaru. Tornou-se um famoso radialista local. Em seu programa que vai ao ar semanalmente, dá espaço para a tradicional música nordestina, sendo assim um divulgador cultural.

Também natural de Caruaru, o poeta, cantor e compositor Luiz Vieira foi gravado por personalidades da música popular brasileira, como Moacir Francio, Caetano Veloso e Elba Ramalho. Ainda jovem, saiu de Pernambuco e foi para o Rio de Janeiro. Em 1954, mudou-se para São Paulo e atuou em emissoras de televisão. Luiz é chamado até hoje de 'príncipe do baião' e 'advogado do nordeste'. Vivo e próximo aos seus 63 anos, ainda está na ativa. Apresenta o programa 'Eu Show Luiz Vieira' na Rádio Manchete do Rio de Janeiro.

Outro homenageado do São João de Caruaru é Dominguinhos. De Garanhuns, nasceu em 12 de fevereiro de 1941. Começou a tocar sanfona muito cedo, aos 8 anos, uma influência de seu pai. Conheceu Luiz Gonzaga em 1950 e foi convidado pelo rei do baião para morar na capital fluminense. Viraram parceiros e Dominguinhos ganhou fama nos quatro cantos do país.

A homenagem a Dominguinhos acontece em um clima de torcida pela sua recuperação. Ele foi internado em 17 de dezembro do ano passado, em Recife, com um quadro de pneumonia. No dia 13 de janeiro deste ano, o músico foi transferido para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permanece internado há cinco meses.

A última apresentação de Dominguinhos antes de ser internado foi no dia 13 de dezembro de 2012, na cidade natal de Luiz Gonzaga (Exu, em Pernambuco) para celebrar o centenário do rei do baião. Simpátio e atencioso, conversou com o Portal EBC sobre as influências de Gonzagão e o futuro do forró.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário