one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Poeta português Fernando Pessoa

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a biografia de Fernando Pessoa e de seus heterônimos

Criado em 11/06/13 16h11 e atualizado em 11/06/13 16h20
Por Nádia Faggiani e Gilberto Costa Fonte: Repórteres do Radiojornalismo e da Agência Brasil

Brasília e Lisboa - Considerado o maior poeta da língua portuguesa, Fernando Antonio Nogueira Pessoa, conhecido apenas como Fernando Pessoa, completaria nesta quinta-feira (13), 125 anos, se estivesse vivo. Nascido em Lisboa, Portugal, o poeta fingidor, como se auto-denominava, criou os heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, cada um com personalidade e biografia próprias, o que os leva a serem objeto de maior parte dos estudos sobre a obra de Pessoa.

“O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente”

A pesquisadora portuguesa Teresa Rita Lopes, especialista na obra do poeta, lembra que apesar de Fernando Pessoa ter assinado textos literários com mais de 70 nomes, ele próprio afirmou a existência de apenas 3 heterônimos, personagens que adquiriram independência em relação a seu criador. “Se vocês virem o estilo do Ricardo Reis, é inconfundível, o do Alberto Caeiro e do Álvaro de Campos também. Só esses três é que têm vida própria, personalidade própria e estilo próprio. E os três são ele melhor. Para Fernando Pessoa, essa androginia  espiritual era uma maneira dele atingir a perfeição”.

Confira a matéria em áudio:

O poeta e crítico brasileiro Frederico Barbosa afirma que Fernando Pessoa viveu mais por meio da sua poesia que na sua própria vida. “Ele tinha uma vida, digamos assim, medíocre no seu exterior, e uma vida interior em que ele construiu seus próprios personagens. Enfrentando uma certa solidão, ele acabou construindo seus companheiros de geração: o Álvaro de Campos, Ricardo Reis e o mestre de todos Alberto Caeiro”.

O primeiro poema foi escrito para a mãe, aos 7 anos de idade. Quando tinha 5 anos, seu pai, funcionário público e crítico musical do “Diário de Notícias, morreu de tuberculose.  Já no ano seguinte, a mãe casou-se pela segunda vez com o cônsul de Portugal em Durban, África do Sul, país onde Fernando Pessoa chegou aos 6 anos e viveu até aos 17. Nesse período ele recebeu educação em língua inglesa e, por isso, seus primeiros textos foram escritos nesse idioma.

O sobrinho de Fernando Pessoa, Luís Miguel Rosa Dias, de 82 anos, conta que a presença do tio na África do Sul é evidente. “Em Durban tem o colégio onde ele estudou, tem um museu só de Fernando Pessoa. Em Pretória, uma das praças principais tem um busto de Fernando Pessoa. E é tudo Fernando Pessoa por todo o lado”.

O poeta teve influência de autores ingleses, como William Shakespeare, Edgar Allan Poe e Lord Byron. Aos 17 anos, Fernando Pessoa voltou definitivamente sozinho para Lisboa e passou a se interessar pela literatura portuguesa. Tornou-se tradutor de cartas comerciais, que eram sua fonte de renda. Nas horas vagas, sentava-se em uma cafeteria para escrever poemas.

“Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias”.

O professor de crítica literária da PUC-São Paulo e especialista em Fernando Pessoa, Fernando Segolin, afirma que a figura enigmática do poeta desperta interesse no leitor porque ao mesmo tempo em que fala dos pequenos dramas do dia-a-dia, apresenta diversas visões sobre o mundo.

“Se deve a essa dimensão terna e por outro lado angustiada e consciente da contradição humana. E é um homem que fala também dos nossos pequenos dramas do dia a dia. Ele sempre foi durante toda sua vida um homem extremamente comum, que andava pelas ruas de Lisboa e trabalhava como correspondente comercial. E no instante em que ele percebeu que, na verdade, através da poesia, ele poderia oferecer ao mundo uma visão multifacetada, é que faz dele um grande poeta”.

Os únicos livros do poeta publicados em vida são as coletâneas de poemas em inglês “Antinous”, “35 Sonnets” e “English Poems I, II e III”, além do livro “Mensagem”, em língua portuguesa.
Pessoa morreu em 1935, aos 47 anos, de cirrose hepática.

O poeta, que iniciou a vida escrevendo ainda criança, morreu escrevendo. Sua última frase no leito de morte foi escrita em inglês: “I know not what tomorrow will bring” - “Eu não sei o que o amanhã trará”O poeta, talvez já prevendo a importância do seu legado para o mundo, já anunciava em seu Livro do Desassossego: “Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino."

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário