one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O compositor brasileiro Itamar Assumpção

Imagem:

Compartilhar:

Itamar Assumpção – Isso não vai ficar assim

Criado em 11/06/13 20h04 e atualizado em 24/02/15 14h58
Por Anderson Falcão Edição:Ricardo Feliciano Fonte:Portal EBC

Ao lançar seu primeiro álbum, “Beleléu, Leléu, Eu”, em 1981, Itamar Assumpção trazia mais que um som novo, diferente do que se ouvia no Brasil até então. Com o disco, o artista criava a persona que o acompanharia por muito tempo: o invocado Nego Dito, figura negra, urbana e marginal. Mas Vange Milliet, cantora que acompanhou Itamar em diferentes momentos, avisa: “quando você acha que conseguiu formar uma imagem de Itamar, descobre algo que te leva para outro lado”.

Confira o Especial Itamar Assumpção - Isso não vai ficar assim

Itamar Assumpção
Há dez anos saiu de cena o cantor e compositor Itamar Assumpção, expoente da "Vanguarda Paulista". (Vânia Toledo)

Ao longo de sua carreira, o artista mostrou muitas outras facetas: compôs músicas de pegada pop, mesmo que elas não alcançassem as rádios; se aproximou da canção e da poesia, principalmente após seu encontro com Paulo Leminski; interpretou músicos da tradição brasileira, como Adoniran Barbosa e Ataulfo Alves; e quase encarnou um novo personagem, o PretoBrás, nome também do projeto ao qual se dedicou nos últimos anos de sua vida.

Hoje, dez anos após a morte de Itamar, uma geração de novos artistas e ouvintes parece disposta a redescobrir a obra do músico, que já se firmou como expoente de um capítulo da música brasileira chamado “Vanguarda Paulista”. É o que sugerem as freqüentes regravações de músicas de sua autoria por artistas de peso ou as platéias repletas de jovens que acompanham desde 2010 a série de shows do projeto Caixa Preta, que apresenta os repertórios de 12 discos de Itamar interpretados por músicos diversos.

O especial do Portal EBC “Itamar Assumpção – Isso não vai ficar assim” é baseado no registro de shows e entrevistas com artistas que integram o projeto Caixa Preta, que passou por Brasília entre 18 e 21 de abril. Todo o material foi organizado em um mapa que transforma a linha metroviária de São Paulo em um passeio por diferentes momentos da trajetória do artista. Assim, é possível “embarcar” em 38 estações que contam com músicas e depoimentos de amigos, familiares e admiradores de Itamar.

É o caso dos artistas da banda Isca de Polícia, Suzana Salles, Vange Milliet, Paulo Lepetit e Luiz Chagas; Das filhas de Itamar, a cantora Anelis Assumpção e a produtora Serena Assumpção; Dos músicos paulistas Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Beto Villares; e dos integrantes da banda Porcas Borboletas: Ricardim, Danislau, Banzo, Moita, Chelo e Vi. O trabalho contou ainda com o apoio da Caixa Cultural. A todos, fica registrado o agradecimento da Empresa Brasil de Comunicação.


Itamar Assumpção – Isso não vai ficar assim

Coordenação: Anderson Falcão
Concepção visual e pauta: Lauro Mesquita
Design e implementação: Douglas Curinga e Alexandre Krecke
Produção e entrevistas: Luanda Lima, Ana Elisa Santana e Anderson Falcão
Cinegrafistas: Ronaldo Medina e André Rodrigo
Edição: Ricardo Feliciano
Colaboração: Michael Peixoto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário