one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sanfona

Imagem:

Compartilhar:

Para todos: o forró é o ritmo oficial das festas de São João

Criado em 07/06/13 19h29 e atualizado em 11/06/13 16h09
Por Renata Martins* Fonte:Porta EBC

Estilo musical, dança, festa, tudo junto ou separado. Ritmo que embala as festas juninas em todo país, o forró é mais uma herança africana incorporada à cultura brasileira. Pelo menos é o que diz o historiador e folclorista potiguar Luis da Câmara Cascudo. Para ele, a palavra Forró vem do termo Forrobodó, de origem africana que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem. Essa versão é também a mais aceita por estudiosos do tema.

Mas há quem diga que o termo tenha origem na expressão da língua inglesa “for all” - para todos em português. A lendária história, aceita e divulgada por muito artistas,  diz que quando ingleses instalados em Pernambuco para a construção da estrada de ferro no início do século  XX promoviam bailes abertos ao público, o for all, palavra que aportuguesada pelos nordestinos virou o nosso forró. Outra versão conta a mesma história, mas com personagens diferentes. Os responsáveis pelas festas seriam norte-americanos de uma Base Militar instalada em Natal durante a 2ª. Guerra Mundial. 

Luiz Gonzaga - Foto 11
Luiz Gonzaga (O Rei e o Baião/Bené Fonteles)

O primeiro registro musical é de 1937, na canção “Forró na Roça”, dos compositores Manoel Queiróz e Xerém. Mas foi Luiz Gonzaga, no início da década de 50, e o processo de imigração dos nordestinos para o sul do país, que levaram o ritmo para o resto do Brasil. Junto com Mestre Lua, Sivuca, Genival Lacerda, Marinês e Dominguinhos são ícones desse gênero musical. 

No início da década de 90, a sanfona, o triângulo e a zabumba receberam um reforço eletrônico. No Ceará, Emanuel Gurgel, empresário da área musical, incluiu guitarra, teclado, baixo e bateria nos palcos. Nascia aí a Oxente Music. Entre as bandas do chamado “forró eletrônico” a precursora Mastruz com Leite sobrevive até hoje, ao lado de bandas como Aviões do Forró, Magníficos, Limão com Mel, Calcinha Preta, que são atrações das principais festas de juninas do país como Caruaru e Campina Grande. O ritmo também foi o primeiro da onda dos universitários. 

Como uma festa para todos, de origem dos antepassados africanos, o forró é parte importante da cultural brasileira. O ritmo é dançado juntinho, mas quem não tem par também pode arrastar o pé sozinho. De tão importante tem até um dia reservado para homenageá-lo.  O Dia do Forró é comemorado em 13 de dezembro, mesmo data do aniversário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o principal propagandeador do ritmo.

Ouça: "Ritmo lançado por Gonzagão influenciou gerações de artistas brasileiros"

 

*Com informações de Valmir de França

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário