one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Setor de obras raras da Biblioteca Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Brasil vai mostrar, na Alemanha, uma literatura renovada e inovadora, indica presidente da BN

Criado em 04/07/13 16h59 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Setor de obras raras da Biblioteca Nacional
A Flip 2013 foi aberta ontem (3) à noite, com um show de Gilberto Gil e a conferência sobre o escritor alagoano Graciliano Ramos, homenageado desta décima primeira edição da festa (divulgação / bn.br)

Rio de Janeiro - A Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, considerada o maior evento literário global, será uma oportunidade para o Brasil apresentar ao mundo uma literatura inovadora e moderna. A avaliação foi feita hoje (4) pelo presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, ao anunciar a programação brasileira no evento alemão, durante a Festa Literária Internacional de Paraty. A Flip 2013 foi aberta ontem (3) à noite, com um show de Gilberto Gil e a conferência sobre o escritor alagoano Graciliano Ramos, homenageado desta décima primeira edição da festa.

“A expectativa que eu tenho é que a feira [de Frankfurt] seja uma oportunidade de apresentação da literatura brasileira de uma maneira renovada, e não uma repetição de estereótipos”, disse Lessa. Ressaltou que a ideia é mostrar que a produção literária brasileira contém também elementos de inovação formal e, “mesmo quando trata de temas próprios, regionalistas e particulares, o faz em uma linguagem que não fica nada a dever ao que há de mais experimental, mais avançado e contemporâneo do panorama internacional”.

O Brasil é o país homenageado da edição deste ano da Feira do Livro de Frankfurt, que se estenderá de 9 a 13 de outubro. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participará da cerimônia de abertura da mostra, prevista para o dia 8 de outubro, que terá palestra da presidenta da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, e do escritor Luiz Ruffato, sobre as perspectivas e desafios da cultura brasileira.

O estande do Brasil na feira alemã terá 700 metros quadrados e exibirá livros e projetos de mais de 100 editoras e 70 autores nacionais. O presidente da Biblioteca Nacional destacou a diversidade dos escritores selecionados para integrar a comitiva brasileira. A seleção dos autores foi feita por uma curadoria composta pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto, pelo Coordenador da Programação Literária brasileira em Frankfurt, Antonio Martinelli, e pela professora Antonieta Cunha.

"Há nomes importantes, que representam a paisagem da literatura brasileira, e novos talentos; há cartunistas, autores de literatura infantojuvenil, de obras técnicas e mesmo de religiosas. Além disso, procuramos uma representatividade regional, com autores dos quatro cantos do país", disse Renato Lessa.

Foi apresentada também hoje (4), na Flip, a programação paralela do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, uma vez que a participação do país não se limitará à literatura. A programação cultural paralela à agenda oficial do evento terá início no dia 23 de agosto, com show do rapper Criolo.

Serão ocupados, no total,15 espaços. A programação inclui nove exposições, dez apresentações musicais, cinco espetáculos teatrais, dois espetáculos de dança, além de um ciclo de leitura de dramaturgia e cinco projetos de performance, instalações e videoarte.

Colaborou Liara Avellar, da Rádio MEC-AM

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário