one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dominguinhos presta homenagem a Luiz Gonzaga.

Imagem:

Compartilhar:

Dominguinhos conta em entrevista como surgiu seu nome artístico

Criado em 23/07/13 20h35 e atualizado em 23/07/13 21h40
Por Portal EBC

O cantor e sanfoneiro José Domingos de Morais, o Dominguinhos, faleceu nesta terça-feira (23), às 18h, de acordo com o último boletim oficial divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. Ele estava internado desde dezembro de 2012, com um quadro gravde pneumonia e há sete anos lutava contra um câncer. Em entrevista no programa Sem Censura em 2011 Dominguinhos contou a origem do seu nome artístico.

Ele estava no estúdio da RCA gravando com Luiz Gonzaga, seu padrinho musical. Naquela época, José Domingos de Morais se apresentava como Nenê. Foi então que o Rei do Baião sugeriu: "Vamos fazer o seguinte, esse negócio de Nenê apelido que a mãe 'bota' na gente, não é nome de artista. Você tem Domingos [no nome], vamos botar Dominguinhos que ainda faz uma homenagem ao Dominguinhos lá de Juiz de Fora que me ensinou alguma coisa", contou o músico para a apresentadora Leda Nagle.

Já com o nome artístico definido, no ano de 1964 ele grava seu primeiro disco, Fim de Festa (1964) e foi motivo de gozação entre os colegas de trabalho na Rádio Nacional, que o conheciam por Nenê, quando chegou com o disco debaixo do braço.

Confira em vídeo a entrevista com Dominguinhos

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Confira também a participação de Dominguinhos no Musicograma, exibido na TV Brasil em 2010, onde ele se apresenta ao lado de outro mestre da sanfona, o paraibano Severino de Oliveira, o Sivuca.

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário