one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu Nacional comemora 120 anos de instalação

Imagem:

Compartilhar:

Museu Nacional comemora 195 anos com exposições gratuitas e oficinas

Criado em 06/07/13 11h53 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Rio de Janeiro – O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comemora 195 anos de existência com uma programação especial. O museu terá exposições sobre história natural, visitas guiadas e oficinas voltadas ao público adulto e infantil que ficarão em exibição até amanhã (7), com entrada gratuita.

A diretora do museu, Cláudia Carvalho, explica que o evento todo, mesmo com recurso limitado, traz mostras que são pouco conhecidas pelo público. "O objetivo é aliar a simplicidade com a acessibilidade. As visitas guiadas não só acontecerão dentro do palácio, assim como em outros lugares pouco visitados pelo grande público, como o herbário e o horto botânico”.

A principal mostra que estreia neste final de semana é A (R)evolução das Plantas, apontada por Cláudia como uma importante novidade, que, neste caso, não termina amanhã, mas vai até 27 de dezembro. “Estamos inaugurando a revolução das plantas que é a primeira exposição da coleção de paleobotânica do museu. Ela foca na presença e importância que as plantas têm”.

Uma ideia que o Museu Nacional pretende adotar mais frequentemente a partir desta exposição é facilitação de acessibilidade para deficientes visuais. "Parte desta exposição foi organizada para atender aos deficientes visuais, com atenção voltada para a parte sensorial, possibilitando cada vez mais a ampliação da interação com as atividades”, explica Cláudia Carvalho.

O Museu Nacional foi inaugurado em 1818 por D. João VI, com sede inicial no Campo de Santana, centro da capital fluminense e só em 1892 se mudou para a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, conhecido como Bairro Imperial. Atualmente, o museu busca verbas para seguir com obras de restauração. “Estamos a procura de patrocinadores e pedindo mais verba à UFRJ. O projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] e só estamos aguardando mesmo patrocínio”, explica o arquiteto Ricarte Gomes, responsável pelos projetos de restauração e obras do Museu Nacional.

Com um acervo de 20 milhões de itens, o Museu Nacional é considerado o maior museu de história natural e antropologia da América do Sul.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário