one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Livro sobre Rubem Braga

Imagem:

Compartilhar:

Obra de Rubem Braga é tema de exposição no Museu da Língua Portuguesa

Criado em 07/07/13 16h38 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Flávia Albuquerque Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

São Paulo – A exposição O Fazendeiro do Ar, que mostra os mais diversos aspectos da vida e da obra do escritor Rubem Braga, pode ser vista até 2 de setembro, no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. Aberta no mês passado, a mostra faz parte das comemorações do centenário de Braga, cujas crônicas tratam de detalhes, cenas cotidianas e consensos da humanidade, todas em linguagem, ao mesmo, tempo rica e coloquial

O acervo inclui textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações do escritor, nascido no dia 12 de janeiro de 1913 em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Há também vídeos com depoimentos de amigos próximos, que conviveram com o escritor, como o cartunista Ziraldo, os jornalistas Zuenir Ventura e Danuza Leão, a escritora Ana Maria Machado e a atriz Fernanda Montenegro, entre outros.

A exposição está dividida em módulos temáticos como retratos, redação, guerra, passarinhos e cobertura – Braga foi correspondente de guerra, amava pássaros e vivia em uma cobertura em um apartamento de cobertura em Ipanema. Todo o material da exposição foi cedido pela família do escritor e os documentos e fotografias são os que já haviam sido doados à Fundação Casa de Rui Barbosa.

A abordagem dos temas vai desde a infância do autor em Cachoeiro de Itapemirim, passa pelo dia a dia em jornais como redator, repórter político e também de artes plásticas, sua ação como correspondente de guerra na Itália, sua paixão por passarinhos e sua cobertura no Rio de Janeiro. Em cada espaço, o expectador poderá sentir no universo ali retratado, devido à forma como foi feita a concepção visual.

Depois de São Paulo, a exposição irá para o Rio de Janeiro, onde ficará no prédio da extinta Rede Manchete. Posteriormente, ficará permanentemente na casa da família Braga, em Cachoeiro do Itapemirim.

A entrada para a mostra é gratuita aos sábados. De terça a sexta e aos domingos, os ingressos custam até R$ 6. Na próxima terça-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, a entrada, excepcionalmente, também será gratuita.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário