one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bienal do Livro Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Bienal Internacional do Livro do Rio inicia maior edição desde que foi criada há 30 anos

Criado em 29/08/13 18h12 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Flávia Villela Fonte:Agência Brasil

Menino lê livro
(Book Aid International/Creative Commons)

Rio de Janeiro – Mais de 55 mil metros quadrados (m²) de livros de todos os gêneros e estilos literários foram colocados à disposição do público na tarde de hoje (29), com a abertura da 16ª Bienal Internacional do Livro, no Rio Centro, zona oeste da capital fluminense. A bienal completa agora 30 anos de criação.

Durante os próximos 11 dias, os mais de 950 expositores esperam receber cerca de 600 mil visitantes e vender 2,5 milhões de livros. Farão parte da programação oficial eventos com 200 autores brasileiros e 26 estrangeiros, 100 sessões de debates e cerca de mil lançamentos de livros. Os números expressivos fazem desta edição, a maior desde que a bienal foi criada.

Leia também:

Bienal no Rio reforça a proibição de cópia de livros impressos e digitais

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da abertura e ressaltou que os números referentes ao público e ao consumo da feira, neste e em anos anteriores, mostram a avidez da população brasileira por cultura. “A última edição trouxe 600 mil visitantes e 76% das pessoas compraram livro, uma média de 5,5 livros por pessoa. Percebemos que as pessoas querem muito ter acesso, têm fome de conhecimento, têm fome de cultura”, comentou.

A ministra pediu apoio das livrarias na divulgação do vale-cultura, que a partir de outubro oferecerá auxílio de R$ 50 para consumo em cultura para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos.

O país homenageado este ano é a Alemanha, que preparou um estande de 400 m² para divulgar sua literatura e seus autores com livros em português e alemão, além de propiciar debates com escritores do país.

Entre as novidades desta edição, estão o Placar Literário, com a temática do futebol, e o Acampamento Bienal, com bate-papos voltados para o público jovem, além do Planeta Ziraldo, espaço de 500 m², dedicado ao mundo infantil, com os personagens do escritor e cartunista Ziraldo, um dos homenageados do evento. Durante a abertura, Ziraldo se disse lisonjeado por contribuir para o estímulo da leitura de crianças e adolescentes.

“A gente precisa de um país de leitores, o livro não faz parte da história do povo brasileiro e precisamos inventar isso, e estamos inventando. As crianças estão lendo, e poder ajudar para que isso aconteça é muito bom”, comemorou ele, ao dizer que não tem fãs, mas leitores. “O ser humano só está pronto depois que aprende a ler e escrever. Se ele gostar de ler, pode fazer tudo o que quiser”, completou. Ziraldo também estimulou os pais a lerem com e para os filhos.

A bienal terá também, pela primeira vez, um salão de negócios para servir de espaço de encontros de agentes literários e profissionais do mercado editorial de várias partes do mundo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário