one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cena da peça Fish & Chips ou O Que Vim Fazer Aqui?

Imagem:

Compartilhar:

Espetáculo teatral mostra dificuldades dos imigrantes clandestinos em Londres

Criado em 14/08/13 06h56 e atualizado em 07/07/16 15h04
Por Paulo Virgilio Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Cena da peça Fish & Chips ou O Que Vim Fazer Aqui?
Cena da peça Fish & Chips ou O Que Vim Fazer Aqui? (Guga Melgar / Divulgação)

Rio de Janeiro - Cidade global, Londres acolhe imigrantes do mundo inteiro. Somente a comunidade brasileira na capital britânica é estimada hoje em mais de 130 mil pessoas, muitas delas em situação ilegal. O cotidiano desses imigrantes e as dificuldades que encontram em sua tentativa de sobrevivência em um país estrangeiro chegam agora ao teatro brasileiro, em um espetáculo que estreia na próxima quinta-feira (15), no Centro Cultural Correios, no Rio.

Com texto inédito de Tereza Briggs-Novaes e direção do premiado Ary Coslov, a comédia Fish & Chips ou O Que Vim Fazer Aqui? aborda de forma irônica e irreverente a questão da imigração clandestina em Londres. A peça pretende fazer o espectador rir e pensar sobre situações como a confusão de línguas, a culinária britânica e seus pratos tradicionais, como o fish & chips [peixe e batatas fritas] do título, os preconceitos e a questão da cidadania.

Leia mais:

Emissoras de rádio contestam mudanças na legislação para rádios comunitárias

Sisutec divulga resultado nesta quarta-feira

STF começa a julgar recursos do mensalão nesta quarta-feira

 

Os personagens são três imigrantes ilegais e uma ítalo-brasileira que dividem uma casa e são ligados pela saudade comum, pela música e pelo futebol. Um quinto personagem, de nacionalidade duvidosa, é introduzido nesse cenário e, misteriosamente, aparece morto, dando margem à entrada em cena de um inspetor de polícia. No elenco, os atores Bruno Ferrari, Marcello Escorel, Thaís Portinho, Zaira Zambelli, Rubens de Araújo e Gustavo Ottoni.

Fish & Chips satiriza o mundo globalizado, onde podemos observar, entre outras coisas, o esfacelamento moral do capitalismo, comenta Tereza Briggs-Novaes, carioca, formada em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e residente em Londres. “A peça também discute o conceito de comunidades de brasileiros no exterior, já que dos anos 1980 para cá um número significativo deles descobriu mais possibilidades no exterior”, acrescenta.

Desde 2004 Tereza Briggs-Novaes dirige oficinas do Teatro do Oprimido na Inglaterra e em outros países, difundindo o trabalho do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009). Em 2011, na capital britânica, montou no Calder Bookshop Theatre, onde ministra workshops permanentes, Conspiracy of Silence, espetáculo sobre a ditadura militar brasileira.  

Com carreira iniciada em 1963 como ator, Ary Coslov já dirigiu cerca de 20 peças, entre elas Pedra, A Tragédia, de Mauro Rasi, Vicente Pereira e Miguel Falabella (1986), Polaróides Explícitas, de Mark Ravenhill, e Traição, de Harold Pinter (2008), pela qual recebeu os prêmios Shell e APTR de melhor diretor naquele ano. Na televisão, atuou como ator em mais de 50 produções, entre novelas, minisséries, seriados e outros gêneros.

Fish & Chips ou O Que Eu Vim Fazer Aqui? fica em cartaz até o dia 29 de setembro, com apresentações de quinta a domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10, a meia-entrada. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no centro do Rio.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário