one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação "Diretas Já"

Imagem:

Compartilhar:

Exposição retrata resistência à ditadura militar

Criado em 02/08/13 18h07 e atualizado em 05/08/13 22h36
Por Leandro Melito - Portal EBC

Brasília -  Nesta segunda-feira (05),  Brasília recebe a abertura da exposição "Resistir é Preciso", no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Organizada pelo Instituto Vladimir Herzog, a mostra apresenta uma linha do tempo sobre o período de 1960 a 1985 com foco em  iniciativas de resistência ao regime militar instaurado no país em 1964.

A  exposição fica em Brasília até 22 de outubro e depois segue para outras três capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O historiador José Luis Del Roio, um dos curadores da exposição, explica que o foco da exposição é o papel da imprensa de resistência e a memória do jornalista Vladimir Herzog, assassinado sob tortura no DOI-Codi (Departamento de Operações Internas – Destacamento de Operação de Informações – Centro de Operações de Defesa Interma), em 25 de outubro de 1975, ano em que dirigiu o departamento de jornalismo da TV Cultura, emissora pública do Estado de São Paulo.

Conheça a trajetória do jornalista Vladimir Herzog

A exposição apresenta a atuação durante a Ditadura Militar de três tipos de imprensa, segundo a classificação de Del Roio:

Imprensa vendida em bancas: conhecida como “imprensa nanica” devido ao tamanho menor dos jornais  e a circulação geralmente semanal.“Esses jornais de banca tinham uma vida muito difícil, com censores dentro das suas redações, antes de fechar e imprimir o jornal tinham que mandar para Brasília e frequentemente quando não de agrado, algum redator era preso. Então é uma censura muito pesada, que torna praticamente inviável a existência econômica desses jornais e que põe em risco a integridade dos que trabalham nesses veículos”.

Imprensa clandestina: “Feita nos subterrâneos, com pouquíssimo material tecnológico, quem fazia os jornais arriscavam a vida. Muitos morreram pra fazer os jornais e também para distribuí-los”.

Imprensa no Exílio: “É a imprensa menos conhecida do grande público, até dos estudiosos. O exílio brasileiro publicou muito, dezenas de títulos de jornais no exterior em diversas línguas”.

Em Brasília, a exposição estará aberta aos visitantes de 05 de agosto a 22 de setembro. Em São Paulo, a mostra ficará em cartaz de 12 de outubro a 06 de janeiro de 2014. No Rio de Janeiro, o público poderá visitar a exposição de 12 de fevereiro a 07 de abril de 2014. Em Belo Horizonte poderá ser vista de 04 de agosto a 05 de outubro de 2014.

Confira algumas imagens da exposição

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário