one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Feira da Música de Fortaleza acontece até este sábado (24/8)

Imagem:

Compartilhar:

Feira de Fortaleza promove interação entre bandas e estimula mercado alternativo

Criado em 26/08/13 21h07 e atualizado em 26/08/13 21h49
Por Leandro Melito - Portal EBC

Fortaleza - A décima segunda edição da Feira da Música de Fortaleza, realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, apresentou uma variedade de bandas nos palcos Rock Cordel e Brasil Independente, no Centro Dragão do Mar, localizado na região central da capital cearense.

O evento recebeu representantes de diversas regiões do país, como é o caso da banda gaúcha "Dingo Bells", que esteve pela primeira vez na região Nordeste e tocou na noite de sábado (24) no palco Rock Cordel.

Leia também:

Artistas debatem possibilidades da música independente

Diferentes gerações de músicos independentes interagem na Feira da Música

“É muito bom receber um público que está aberto à música nova, música autoral, rock independente”, considera o guitarrista da banda, Felipe Kautz. A banda surgiu em 2008 e mantém o trabalho de forma independente. Rodrigo Fischmann considera que “o processo é mais penoso, mas os frutos são mais interessantes”.

“Tu consegue observar onde está chegando a música, ter um contato pessoal com o público que a gente faz muitas vezes via internet, via facebook, redes sociais. O pessoal vai comentando no boca a boca e procura na internet, e aí, uma coisa alimenta a outra”, avalia.

Além de um maior contato do artista com o público, Felipe considera que trabalhar dessa maneira permite “que todo mundo aprende a fazer um pouco de tudo”. Tem que aprender a mexer em internet, tem que aprender a divulgar, fazer imprensa, pensar em estratégias, vídeos. Permite fazer um tanto de tarefas que antes não era possível”.

Confira em vídeo a entrevista com os integrantes da banda Dingo Bells

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A banda sergipana "The Baggios" está na estrada desde 2004, também de maneira independente. Hoje com apenas dois integrantes, guitarrista e baterista, a banda participou pela segunda vez do evento. “A experiência da Feira estreita a relação entre produtor e banda.Por isso, acabamos fazendo mais contato com outros grupos”, considera Julio Andrade, guitarrista e vocal da banda. “A gente está circulando sempre, fazendo questão de participar de eventos como esse, que faz com que a gente entre em contato com outras bandas, conheça produtores, faça show para um público diferente. A gente está sempre buscando fortalecer mais essa relação, porque o meio independente é isso”, avalia.

Confira em vídeo a entrevista com a banda The Baggios

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Um dos produtores musiciais presentes no evento, Pena Schmidt considera que as bandas iniciaram o caminho de buscar o seu público para sustentar seus projetos por meio de alternativas de financiamento como o crowdfunding . "O público é quem define hoje o tamanho da banda, a sustentabilidade da banda, o futuro da banda. A s pessoas hoje em dia já tem  essa noção de comunidade bem estabelecida, acho que o público se sente bem adotando e suportanto seus artistas de uma forma direta”, avalia.

Confira em video entrevista com o Pena Schmidt

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Para o coordenador da Feira, Ivan Ferraro, o evento atingiu o resultado esperado, apesar de dificuldades financeiras para sua realização. “Com todas as dificuldades nós conseguimos realizar o evento em toda sua plenitude. Nós conseguimos manter uma programação musical diversificada, rica e intensa. Acho que a gente sai da Feira 2013 com uma perspectiva pra uma feira 2014 muito bem direcionada. mexendo mais uma vez com as políticas e as ações da música brasileira”, avalia.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário