one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lampião e Maria Bonita

Imagem:

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem: A Rota do Cangaço

Criado em 02/09/13 11h51 e atualizado em 05/09/13 22h59
Por Portal EBC

No rastro dos cangaceiros que já povoaram o sertão nordestino, a equipe do Caminhos da Reportagem percorreu mais de 2,5 mil quilômetros, em cinco estados brasileiros, atrás da história de uma época marcada pela ousadia e pelo medo. A reportagem  descobriu um cangaço que surgiu bem antes de Lampião. Líderes como Antônio Silvino, o Rifle de Ouro ou Governador do Sertão – que começou a atuar no fim do século XIX.

O resultado desse trabalho poderá ser conferido no especial "Rota do Cangaço", que vai ao ar nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 22h, na TV Brasil. Por enquanto, você pode navegar no mapa abaixo e conhecer algumas das curiosas histórias descobertas pela equipe, que serão exibidas na íntegra na próxima quinta-feira (5). 

Para assistir aos vídeos, clique nas placas de identificação das cidades marcadas com uma cruz:

Mas não há como negar que o grande nome do cangaço é mesmo Lampião que, com o seu bando, chamou a atenção para a realidade de uma parte do país que até então era esquecida. Uma época dominada pelo terror, onde o bem e o mal se confundiam e a polícia não estava tão distante da crueldade dos bandidos que perseguia. A equipe também encontrou uma estética própria do cangaço, com roupas, jóias e chapéus, que se intensifica após a entrada das mulheres nos bandos, iniciada com Maria Bonita, que decide acompanhar Lampião em suas aventuras pela caatinga. Histórias que chegaram por meio dos poetas e xilogravuristas da literatura de cordel, repentistas nas feiras e da tradição oral, passada por gerações, modificadas e eternizadas na cultura nordestina.

// Arte: Daniel Dresch e Douglas Curinga

  Texto: Carina Dourado

  Edição: Amanda Cieglinski 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário