one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As leituras serão sempre às terças-feiras, às 18h30, com entrada gratuita.

Imagem:

Compartilhar:

Funarte abre Ciclo de Leituras Dramáticas de peças premiadas

Criado em 17/09/13 05h51 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgilio Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Leitura Dramatizada da Funarte
As leituras serão sempre às terças-feiras, às 18h30, com entrada gratuita. (Divulgação/Funarte)

Rio de Janeiro - A peça Pierrot, de Paschoal Carlos Magno, abre hoje (17) o Ciclo de Leituras Dramáticas, promovido na Sala Sidney Miller, no centro do Rio, pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Com exceção da obra de estreia, escrita em 1929, o ciclo terá até dezembro em sua programação textos de autores contemporâneos premiados pelo órgão, vinculado ao Ministério da Cultura. As leituras serão sempre às terças-feiras, às 18h30, com entrada gratuita.

Leia mais:

Instituições de ensino particulares fazem atividades gratuitas voltadas para a população

Música clássica e fotografia marcam abertura do Festival de Cinema de Brasília

 

A proposta de um ciclo de leituras partiu do novo presidente da Funarte, Guti Fraga, com o apoio do diretor do Centro de Artes Cênicas da instituição, Antonio Gilberto. “O ciclo é uma coisa nova e com ele pretendemos tornar mais conhecidos os textos premiados no Concurso Nacional de Dramaturgia promovido pela Funarte de 2003 a 2005”, explicou Gilberto. Segundo ele, a intenção é futuramente estender o ciclo às outras capitais onde o órgão tem unidades: Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.

O concurso, que não voltou a ser feito, premiou textos das cinco regiões geográficas do país, nas categorias teatro adulto e teatro para a infância e juventude. Atualmente, segundo Gilberto, a Funarte conta apenas com o Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, promovido em conjunto com o Instituto Camões, de Portugal, que contempla textos brasileiros e portugueses.

“O ciclo é também uma maneira de convidar jovens alunos de teatro para integrar os elencos, sob a direção de nomes consagrados”, disse Gilberto. Os premiados Luiz Fernando Lobo, Gilberto Gawronski e Lauro Góes são alguns dos nomes que vão dirigir as dramatizações dos textos selecionados.

Na leitura de Pierrot, porém, a direção será do próprio diretor do Centro de Artes Cênicas, com a interpretação a cargo de servidores e colaboradores da Funarte. A escolha da peça é uma homenagem da fundação ao autor. “Paschoal Carlos Magno [1906-1980] foi um grande incentivador do jovem nas artes cênicas, por meio de inúmeras atividades que empreendeu, entre elas o Festival de Teatro do Estudante, que revelou talentos como Sérgio Cardoso e Sérgio Britto”, lembrou o diretor.

Dois legados de Paschoal ao governo federal são hoje administrados pela Funarte:  a Casa de Santa Teresa, utilizada para hospedar grupos de teatro do interior, além de abrigar o Teatro Duse, pequena sala dedicada ao teatro de bonecos, e a Aldeia de Arcozelo, no município de Paty do Alferes, na região centro-sul fluminense. “Paschoal doou a casa para que ela se tornasse uma universidade das artes, oferecendo cursos, seminários e outras atividades”, informou Antonio Gilberto. Segundo ele, desde o ano passado o órgão está em negociação com o governo do estado e com a prefeitura de Paty do Alferes para a reforma do local.

A próxima peça do Ciclo de Leituras Dramáticas, no dia 24,  é O Santo Espantalho, de Carlos Alberto Bittencourt. O texto foi premiado em 2003, na categoria teatro adulto/Região Norte. A Sala Funarte Sidney Miller fica no térreo do Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário