one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Memorial Tancredo Neves foi inaugurado e terá uma exposição permanente sobre o primeiro presidente brasileiro eleito democraticamente após a ditadura militar

Imagem:

Compartilhar:

Memorial Tancredo Neves é inaugurado em Brasília

Criado em 11/09/13 22h05 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - Os moradores de Brasília e turistas que passarem pela capital federal têm mais um local para visitar: o Memorial Tancredo Neves, no Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes. Contando a trajetória do político mineiro, primeiro presidente eleito após a ditadura militar, a exposição conduz o visitante aos principais episódios da história política do país, tendo Tancredo como fio condutor. Desde Getúlio Vargas, passando por João Goulart, o golpe militar e a recondução do país à democracia.

O espaço mostra com várias fontes de informação distintas, dentre vídeos, mídias digitais e documentos originais, retratando passos do caminho que devolveu o Brasil aos brasileiros. Estão expostos manuscritos de discursos de Tancredo, cartas escritas por ele e endereçadas a ele, de personalidades como Juscelino Kubistchek e João Goulart, além de material de campanha das Diretas Já e seu diploma de Presidente da República.

Estiveram presentes na abertura da exposição, que ocorreu hoje (11) o senador Aécio Neves (PSDB-MG), neto de Tancredo, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O senador se mostrou satisfeito com a homenagem ao avô. “Estou muito honrado de ver o Panteão ocupado com uma parte importante da trajetória de Tancredo e, principalmente, da recuperação da democracia no Brasil”.

Queiroz elogiou Tancredo, a quem chamou de “político habilidoso”, por sua capacidade de dialogar com forças políticas díspares e viu a exposição como um resgate da história recente do Brasil. “Quando se passam alguns anos desse período, a tendência natural, muitas vezes, é não retomar, não estudar esses anos que ensinam tanto pra gente, que mostram o quanto é valiosa a democracia. O memorial também é uma homenagem a todos os brasileiros que lutaram por ela”.

O memorial pode ser visitado de terças a domingos, inclusive feriados, das 9h às 18h.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário