one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estação da Luz, em São Paulo.

Imagem:

Compartilhar:

Museus paulistas têm programação voltada à cultura afro-brasileira

Criado em 24/09/13 07h41 e atualizado em 24/09/13 07h55
Por Daniel Mello Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Estação da Luz
Evento é organizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Priscila Ferreira / Portal EBC)

São Paulo – A partir de hoje (24), nove museus paulistas oferecem uma programação diferenciada, como parte da Primavera dos Museus. O evento é organizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura. Nesta sétima edição da semana comemorativa, que vai até o dia 29, o tema é Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira.

Por isso, grande parte da programação especial está concentrada no  Museu Afro Brasil, que fica no Parque Ibirapuera, zona sul paulistana. Integra a programação, por exemplo, a exposição Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão, que apresenta as contribuições para o conhecimento científico e tecnológico no Brasil.

Leia tambémm no Portal EBC:

Museu de Arte Moderna do Rio faz, em outubro, 65 anos

Morte do poeta Pablo Neruda ainda é mistério

PEC da Música deve ser votada amanhã

Há ainda a mostra  Imagens do Preconceito, “que  apresenta coleção de objetos nacionais e internacionais para proporcionar uma reflexão sobre essa questão do preconceito”, destaca a coordenadora de Museus do governo do estado de São Paulo, Renata Motta. Também serão feitas, ao longo da semana, visitas temáticas e oficinas. Amanhã (25), a oficina Brincadeiras do Congo permitirá que o público tenha contato com  palavras, movimentos, músicas e brincadeiras congolesas.

No Museu da Língua Portuguesa, no centro da capital, é possível conhecer a influência da matriz africana no português falado atualmente no Brasil. “É uma reflexão de como essa raiz afrodescendente contribuiu para a formação da própria língua portuguesa falada no Brasil. Às vezes, a gente não imagina, mas há uma série de palavras que são de origem africana e que foram incorporadas ao nosso vocabulário cotidiano”, diz Renata.

O sincretismo religioso é observado em visitas guiadas ao acervo do Museu de Arte Sacra. Lá, será possível conhecer presépios africanos ou de influência afro-brasileira.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário