one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fagner, Rosemary Falcão na CCJ da Câmara

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o que é a PEC da Música

Criado em 24/09/13 15h19 e atualizado em 24/09/13 15h52
Por Portal EBC*

Fagner Rosimere Falcão  na CCJ da Câmara
Grupo de artistas apoia a proposta, que dá imunidade fiscal à produção musical brasileira (Foto: Valter Campanato/ABr)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 123/2011, apelidada de PEC da Música, é uma iniciativa para que a produção musical brasileira tenha imunidade tributária. O objetivo é que, com a medida, produtos como CDs e DVDs cheguem ao consumidor com preços mais baixos, enfraquecendo assim a venda de reproduções piratas. Se aprovada, a expectativa do setor é que os preços desses produtos caiam cerca de 30%.

Leia também:
Senado aprova projeto sobre Ecad em sessão com participação de Caetano Veloso e Roberto Carlos

Leia mais notícias de Cultura no Portal EBC


A proposta tramita no Congresso Nacional desde 2007, quando o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) a apresentou na Câmara dos Deputados. Aprovada no plenário do Senado neste mês de setembro, ela segue para votação em segundo turno, que deve ocorrer nesta terça-feira.

O texto original da proposta diz que a PEC institui “imunidade tributária sobre os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham”. A emenda recebe o apoio de diversos artistas brasileiros, mas também é motivo de polêmica. Para parlamentares do estado do Amazonas, a PEC pode representar risco à indústria instalada na Zona Franca de Manaus, que hoje detém 98% da indústria fonográfica e de vídeo e emprega 7 mil trabalhadores no setor.

Durante a votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em maio de 2012, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) afirmou que a PEC não garante o combate à pirataria. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ressaltou, também, que a medida pode levar o parque produtivo de Manaus para regiões do país, provocando desemprego na Zona Franca. “A primeira providência será a transferência desse setor para a localidade mais próxima ao grande centro de consumo, obviamente para os estados de São Paulo e do Rio do Janeiro”, afirmou na ocasião.

Em contrapartida, o relator da proposta na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou em seu voto favorável que a PEC pode, além de combater a pirataria, democratizar o acesso da população às produções artísticas brasileiras. “Ao mesmo tempo em que oferece condições dos músicos e dos produtores continuarem trabalhando e ampliando sua obra, a população passa a ter condições reais de ter acesso a essas obras, valorizando a música popular brasileira”, argumentou.

Você pode acompanhar a tramitação da PEC no site do Senado.

*Com informações da Agência Senado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário