one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Guitarrista e compositor norte-americano Lou Reed

Imagem:

Compartilhar:

Morre o músico Lou Reed, ícone do rock

Criado em 27/10/13 16h30 e atualizado em 27/10/13 19h00
Por Portal EBC

Morreu hoje (27), aos 71 anos, o músico norte-americano Lou Reed.  Ele foi o líder da banda The Velvet Underground, grupo de rock vanguardista que surgiu no fim da década de 60. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o músico tinha se submetido a um transplante de fígado em maio deste ano. A notícia foi publicada pela revista norte-americana Rolling Stone, além dos veículos britânicos The Guardian e BBC.  

Confira fotos de Lou Reed

Biografia

Reed nasceu em março de 1942, em Nova York, mas cresceu em Long Island. Aprendeu a tocar guitarra ouvindo o rádio e teve uma adolescência conturbada por causa de sua orientação sexual. Lou era bissexual e foi submetido a tratamentos traumáticos por causa disso. Estudou jornalismo, cinema e artes cênicas.

Em 1964 começou a trabalhar como compositor para a gravadora Pickwick Records.  Lá iniciou uma parceria com John Cale que deu origem posteriormente à Velvet Underground. Nos anos 70 Lou Reed lançou sua carreira solo e seguiu trabalhando até a década de 2010. Reed é o autor de clássicos do rock como "Walk on the wild side", "Pale blue eyes", "Sweet Jane" e "Satellite Love". 

Seus últimos trabalhos foram colaborativos, feitos com grandes nomes da música. O álbum Lulu, com o Metallica, foi lançado em 2011. Em 2012, a banda de indie rock canadense Metric lançou The Wanderlust, que também tem a participação do ex-líder do The Velvet Underground.

Lou Reed também se dedicou à fotografia e, em 2010, apresentou alguns de seus cliques no Centro de Congressos do Estoril, em Portugal.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário