one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Rio ganha o novo Museu da Imagem e do Som em 2014 e reabre a Sala Cecília Meirelles

Criado em 31/12/13 15h12 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Paulo Virgilio Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Duas tradicionais instituições culturais vinculadas à Secretaria Estadual de Cultura do Rio estarão de cara nova em 2014. Projetada pelo escritório nova-iorquino de arquitetura e design Diller Scofidio + Renfro, a nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em construção na Avenida Atlântica, Praia de Copacabana, tem inauguração prevista para o segundo semestre do ano que vem. Meses antes, em abril, a cidade recebe de volta a Sala Cecília Meirelles, localizada na Lapa, e submetida nos últimos anos a um processo de restauração.

Leia mais notícias

Iniciativa do governo fluminense, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o novo prédio do MIS terá uma área de 9,8 mil metros quadrados e sete andares para dar, acesso ao público o vasto acervo da instituição, hoje distribuído por dois prédios, um na Lapa e outro na Praça XV, no centro do Rio. O novo espaço vai incorporar o acervo do Museu Carmen Miranda, atualmente instalado em um pequeno prédio no Parque do Flamengo.

As coleções da Rádio Nacional, de Almirante, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Nara Leão e tantas outras ganharão destaque no espaço expositivo do novo MIS, que terá um andar dedicado aos vários gêneros da música brasileira, como o samba, o choro e a bossa nova, além de mostrar acervos de televisão.

De acordo com sua presidenta, Rosa Maria Araújo, com a nova sede “o Museu da Imagem e do Som deixará de ser apenas um centro de documentação para se tornar um local atraente, que preserva a memória cultural”. A área de documentação e pesquisa passará a usar tecnologia moderna. O projeto contempla ainda café, restaurante panorâmico, bar-terraço, livraria e cine-teatro.

A cineasta e cenógrafa Daniela Thomas assina o projeto de museografia da exposição permanente do novo MIS, que terá como curador Hugo Sukman. O museu também abrigará exposições temporárias nacionais e internacionais.

Palco privilegiado para a música de concerto, por conta de sua excelente acústica, a Sala Cecília Meirelles ocupa um prédio construído no final do século 19 para ser um hotel, transformado em 1948 em um cinema, o Colonial. Duas décadas mais tarde, o cinema deu lugar à sala de concertos, batizada em homenagem à poeta e pianista Cecília Meirelles (1901-1964).

O projeto de restauração, atualmente em fase final, tem como intenção criar um “diálogo” com o ambiente exterior. Dentro do prédio, os frequentadores terão uma vista inédita do Largo da Lapa. Do lado de fora, poderão apreciar a antiga lateral do Grande Hotel, que foi restaurada.

No interior, a sala receberá revestimento acústico, substituindo os antigos plissados, que absorviam os graves. A casa de espetáculos também ganhará novas instalações sanitárias, acessibilidade, elevadores, espaços de convivência – que incluem um café -, além de um segundo ambiente, no andar superior, para pequenos eventos culturais.

 

Edição Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário