one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bloco do Bacalhau do Batata sai na manhã da Quarta-feira de Cinzas

Imagem:

Compartilhar:

Saiba por que a quarta-feira de cinzas não é feriado

Criado em 05/02/14 18h48 e atualizado em 09/02/16 19h02
Por Renata Martins Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Dar os últimos pulos, curar a ressaca, recarregar as baterias, voltar para casa: é assim que muitos utilizam a folga de meio dia da quarta-feira de cinzas. Mas o que muitos não sabem é que o dia não é feriado no Brasil. Na verdade, durante o período de quatro dias e meio do Carnaval, não há oficialmente um feriado sequer em boa parte dos estados brasileiros.

No calendário nacional, nem a famosa “Terça-Feira de Carnaval” consta como feriado.

Acompanhe a transmissão da apuração das escolas de samba do Rio nesta quarta

Quer mais carnaval? Sexta e sábado tem desfile das campeãs!

Ouça entrevista com a advogada especialista em Direito do Trabalho aria Fernanda Ximenes sobre o feriado de Carnaval:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Em Pernambuco, estado com um dos maiores carnavais do Brasil, terça-feira de carnaval não consta na lista de feriados oficiais. Já no Rio de Janeiro, a lei estadual 5.243/2008 instituiu a data como feriado. Algumas cidades como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) transformaram a terça-feira em feriado municipal.

Folga combinada

Apesar do feriado depender de cada cidade, empresas e comércio costumam funcionar no sábado para só reabrirem depois do meio-dia da quarta-feira de cinzas. O combinado é possível devido ao acordo entre patrões e trabalhadores.

Por causa do ponto facultativo, os servidores públicos também não trabalham durante os festejos carnavalescos, mas atividades essenciais como saúde e segurança pública têm que estar asseguradas. O ponto facultativo vale apenas para funcionários públicos. As empresas privadas não são obrigadas a liberar seus funcionários num ponto facultativo.

Assim, sem feriado, mas com a folga garantida, a folia continua. Em Olinda (PE), por exemplo, o Bacalhau do Batata, um dos blocos mais famosos do carnaval pernambucano, sai pelas ladeiras da cidade arrastando uma multidão de foliões na quarta-feira de cinzas.

Significado da Quarta-Feira de Cinzas

 

Quarta-feira de Cinzas
Padre coloca as cinzas na testa de fiel ( Official U.S. Navy Imagery / CC)

A data marca o fim do Carnaval, festa pagã, e o início da quaresma, período em que os cristãos se preparam para a Páscoa.  Neste dia, a Igreja Católica realiza a missa de cinzas. Na celebração, de acordo com a Enciclopédia Católica, as cinzas provenientes da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior são misturadas à água benta para que o celebrante faça o sinal da cruz nos fiéis.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário