one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carnaval 2014: 4° Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda

Imagem:

Compartilhar:

Carnaval de 2015 será na segunda quinzena de fevereiro

Criado em 05/03/14 09h51 e atualizado em 17/02/15 19h21
Por Portal EBC

Saiba quando acontece o carnaval de 2016

Termina um carnaval e os foliões mais animados começam a pensar no próximo. Em 2015, a terça-feira de carnaval vai acontecer dia 17 de fevereiro, dando menos de um ano para os preparativos da festa.

Como a data é flutuante, pois acontece 47 dias antes do domingo de Páscoa, ela pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo da ressurreição de Jesus Cristo obrigatoriamente acontece entre 22 de março e 25 de abril.

Carnaval de rua em Olinda
O carnaval é uma data flutuante, calculada de acordo com a Páscoa (Jan Ribeiro / Pref. Olinda)

Nessa contagem, o período de quaresma não dura somente 40 dias, como é comum acreditar. São 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa.

Em 2015, dez feriados nacionais caem em dias de semana; confira a lista

Leia mais notícias de Cultura 

Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos acreditam que a ressurreição ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no hemisfério norte (que corresponde ao equinócio de outono no hemisfério sul). No ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após o equinócio da primavera.

Além da Páscoa, o carnaval também é uma data de origem religiosa: a expressão em latim carne vale significa "adeus carne". Na tradição católica, a terça-feira de carnaval é o último dia onde se permite o consumo de carne. Na quarta-feira de cinzas, tem início o jejum da quaresma.

Feriado

Embora o comércio tenha o hábito de fechar as portas do sábado que antecede a terça de carnaval até o meio-dia da quarta-feira de cinzas, não existe nenhuma lei federal que institui as datas como feriados nacionais.

Alguns municípios e estados possuem uma legislação própria para a questão. No Rio de Janeiro, a lei estadual 5243/2008 definiu a terça-feira de carnaval como feriado. Também existem capitais que transformaram a data em feriado municipal, como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Brinque o carnaval no Portal EBC

Onde não existe lei sobre o tema, muitas empresas tradicionalmente fazem a opção de conceder folga aos empregados. A prática, porém, não é uma obrigação e precisa ser negociada. Em alguns casos, são realizados acordos individuais ou coletivos para compensação desses dias.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário