one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A peça "Nós somos semelhantes a esses sapos" é um dos 11 espetáculos que serão apresentados na capital paulista

Imagem:

Compartilhar:

Com peças experimentais, mostra internacional de teatro de SP começa hoje

Criado em 08/03/14 18h07 e atualizado em 07/07/16 15h01
Por Agência Brasil Edição:Juliana Andrade

Peça cineastas - companhia italiana - mostra internacional de teatro
Peça italiana Cineastas é um dos destaques da mostra (Foto: Divulgação)

A 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que começa hoje (8) e vai até o dia 16, traz à capital paulista 11 espetáculos experimentais de várias partes do mundo. O evento reúne peças da Itália, França, Espanha, Lituânia, Argentina, Turquia, África do Sul, do Uruguai e Chile, que serão apresentados em dez teatros paulistanos.

Leia mais no Portal EBC

Feira de teatro em SP quer discutir país

A mostra foi idealizada por Antonio Araujo, diretor do Teatro da Vertigem, e por Guilherme Marques, diretor-geral do Centro Internacional de Teatro Ecum. A inspiração foi buscada nos antigos festivais, que ocorreram na capital entre os anos 1970 e 1990. “São Paulo tinha uma mostra internacional, organizada pela Ruth Escobar, que foi um marco na história do teatro contemporâneo brasileiro”, destacou Marques, em entrevista à Agência Brasil.

Uma das principais preocupações dos diretores foi tornar a mostra democrática, acessível e gratuita, apresentada em vários teatros públicos, tais como o Cacilda Becker, o João Caetano e o Centro Cultural São Paulo. “Para 2015, estamos querendo também estender a mostra para outras regiões de São Paulo. Como esta é a primeira edição, pensamos em um formato menor. Mas a ideia é estender para as regionais para ter um diálogo mais estreito com a cidade de São Paulo para facilitar o acesso”, disse Guilherme Marques.

A seleção das peças não foi delimitada por um tema. “É um grupo de espetáculos de ponta, que estão experimentando e investigando novas linguagens. São espetáculos que têm essa inquietação, esse viés da experimentação, da busca, da ruptura”, explicou o diretor-geral. “Queríamos trazer um panorama da cena teatral contemporânea em uma grande mostra em São Paulo”, acrescentou.

Os 11 espetáculos que serão apresentados na capital são: Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus, Gólgota Picnic, De Repente Fica Tudo Preto de Gente, Cineastas, Hamlet, Anti-Prometeu, Eu Não Sou Bonita, Ubu e a Comissão da Verdade, Bem-Vindo a Casa, Escola, e Nós Somos Semelhantes a Esses Sapos.

Além das peças, a mostra traz três eixos de atuação: Olhares Críticos, Fórum de Encontros e Intercâmbio Artístico. A ideia é dividir com o público questões referentes à crítica teatral na atualidade, promover encontros entre artistas e técnicos e oferecer workshops aos profissionais das artes cênicas. “Temos esses eixos que vão dialogar com a mostra. O Olhares Críticos será uma série de ações que buscam promover a formação do olhar do espectador, com uma perspectiva crítica, uma provocação. Estamos buscando artistas e intelectuais que possam debater os espetáculos após a apresentação tal como o frei Beto. Já o Fórum de Encontros discute questões relativas ao fazer teatral. Tem também o Intercâmbio Artístico, com a seleção de alunos de todo o Brasil”, explicou Marques.

Para que a discussão alcance também a internet e as redes sociais, os diretores convidaram seis blogs para fazer críticas sobre os espetáculos. “E também vai ter a crítica da crítica, ou seja, a metacrítica. Todo esse debate será por meio dos blogs, das redes sociais e pelo site do festival”, disse ele.

A programação completa da mostra pode ser consultada no site www.mitsp.org

Editora Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário